domingo, 17 de setembro de 2023

O Abrasivo que Afia o Cinzel

 Ferramenta que afia o cinzel do maçom.

Charles Evaldo Boller


A obra da Maçonaria é propiciar ao iniciado um lugar adequado para a modificação de sua consciência, percepção da realidade, moderação de paixões, contenção de desejos e desenvolvimento de virtudes.

A escalada inicia numa operação denominada: desbastar a pedra bruta, onde esta última é o próprio indivíduo. A atividade consiste no trabalho, básico e rústico, de arrancar da pedra, deformidades e protuberâncias, trabalhar no alinhamento e esquadrejamento de arestas, de modo que a peça, o próprio maçom, se adapte em certo lugar de uma importante construção: o edifício social.

Para tornar-se pedra perfeita, lisa e dentro das medidas para se encaixar no templo moral e ético da sociedade, o maçom recebe instruções, ferramentas e conhecimentos. Tudo assistido por método, doutrina e simbologia próprios que, manipulados por seu intelecto, culminam em desenvolver sua capacidade racional, intelectual, lógica, metafísica e filosófica a partir das provocações da filosofia maçônica, cuja finalidade pretende atingir objetivos político-sociais.

"Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela." (Gênesis 28:10-12).

Usa-se esse sonho de Jacó para ilustrar a ascese para o desenvolvimento da espiritualidade. Essa escada simbólica parte do domínio da matéria e eleva a alma do adepto até o estágio onde ocorre a predominância do espírito sobre a matéria. Alma aqui considerada o homem completo com seu corpo, espírito, intelecto e emoções. É na escalada para o alto desta escada, a qualquer momento, em qualquer grau, que acorrem novas percepções de consciência que levam o adepto a evoluir. Em termos materiais pode ser comparado ao topo da pirâmide das necessidades de Maslow: a autorrealização.

O interessante é que, o potencial adquirido com o uso da sua própria intelectualidade, dependendo de suas raízes culturais, não o precipita na geração de dogmas que possam torná-lo fanático, ao contrário, o treinamento o leva ao suave equilíbrio entre razão, emoção e espiritualidade.

Gradativamente, o processo abre portas inefáveis, até então não percebidas, que permitem a entrada de fluxos energéticos. A sensibilidade revela a cada reunião, no templo especialmente preparado para o desenvolvimento pessoal, onde, sob efeito de sons, incenso e na companhia de irmãos, ocorre a integração de energias sutis com as do maçom, campos energéticos gerados pelo grupo. O fenômeno vem se desenvolvendo desde quando o dia pode ser alongado com a descoberta do fogo e a convivência em vigília propiciou a troca de informações entre os membros das vetustas tribos de humanos. Para funcionar exige-se a presença no templo, onde um indivíduo influi nos pensamentos dos outros. Não se trocam apenas blocos de informações, mas também de linhas de força energética invisíveis, que apenas são percebidas.

A vida mística e profunda da essência dos símbolos vai gradativamente revelando o que até então não enxerga. Desvelando apenas parte onde o maçom é o material de construção, uma pedra que depois de trabalhada, constitui parte integrante do grande templo moral da humanidade.

Dentre as ferramentas de trabalho do aprendiz estão o maço e o inseparável cinzel que desbastam a pedra bruta, ele mesmo. O cinzel representa o intelecto e ambos concorrem para o mesmo objetivo. É exemplo de dualidade construtiva, eficaz e positiva.

O cinzel é símbolo do trabalho inteligente. Seguro pela mão esquerda corresponde ao aspecto passivo da consciência, à penetração, à receptividade intelectual, ao discernimento especulativo, indispensável para descobrir as protuberâncias ou falhas da personalidade. Serve de intermediário entre o homem e a natureza. Sozinho seu uso é quase nulo. Sem a ajuda do maço ele produz pouco, exige-se a participação das duas ferramentas simultaneamente. Assemelhado a razão humana que, isolada, nada constrói, exige a presença dos outros irmãos no mesmo ambiente energético onde todos pensam na mesma construção intelectual. O cinzel exige a parte operativa, a ação, a força e o trabalho do maço.

A lógica representada pelo cinzel torna o maçom independente, sem torná-lo mesquinho. Sem sua intervenção, o resultado do trabalho seria inútil, perigoso. A sua falta representa as soluções aprisionadas no espírito. Além de ser emblema da escultura, arquitetura e belas artes, é imagem da causticidade dos argumentos que permite destruir os sofismas do erro.

O cinzel é usado para o trabalho mais bruto, como no alicerce de uma construção. Um trabalho básico. É o metal aplicado sobre a pedra, ambos duros, mas, a dureza do cinzel é maior, ademais, está afiado, daí sua capacidade de penetração, de corte das asperezas. Com ele corta-se fora o que o homem tem de feroz, levando-o a condição mais elevada diante da natureza e aproximando-o do conceito Grande Arquiteto do Universo.

A terra seria deserta se os seres humanos deixassem de fazer por polidez o que são incapazes de fazer por amor e seria quase perfeita, se cada um conseguisse fazer por amor o que só faz por polidez. Isto porque, a polidez faz a pessoa parecer por fora, como deveria ser por dentro. Cinzel e maço iniciam o processo de polimento por fora nos primeiros estágios do polimento da pedra. Outras ferramentas concorrem para otimizar a polidez em sentido lato e produzir o fruto das virtudes. Tudo concorre ao preparo do ambiente interno para o desenvolvimento espiritual. Maço e cinzel simbólicos são utilizados no polimento interno, o grande objetivo da filosofia maçônica.

Quem não for bastante delicado e cortês não pode ser muito bom. Cerimônias são diferentes em cada país, mas a cortesia é igual em todos os lugares. Assim como a cera, naturalmente dura e rígida, torna-se, com um pouco de calor, tão moldável que se pode levá-la a tomar a forma que se desejar, também pode-se, com um pouco de cortesia e amabilidade, conquistar os obstinados e os hostis. Partindo do princípio de que uma virtude não é natural, mas uma qualidade desenvolvida ao longo do crescimento individual, do ponto de vista moral, a polidez é virtude. Exemplo: o que acorreria com as quatro virtudes cardeais justiça, prudência, temperança e coragem, se o indivíduo não é polido ou destituído de qualquer educação ou cortesia? Seriam inúteis!

Sem treinamento e respeito não se desenvolvem virtudes e como a polidez é algo de aparente pouca importância, é neste quase nada que reside seu mérito. A polidez pode ser definida como o caráter ou a qualidade do que é polido, da fina educação, da gentileza nas relações interpessoais. É também forma do discurso que indica cortesia e civilidade daquele que fala. Ao que se esforça no uso de expressões que atenuem o tom autoritário, do imperativo e outras fórmulas de etiqueta linguística. Adicionalmente, designa o indivíduo que possui grandes virtudes e elevada cultura e conhecimento em determinadas áreas do saber. Essas são as aplicações práticas onde a energia do maço imprime força onde o intelecto dirige o cinzel.

Na intenção de obter controle do espírito sobre a matéria, a polidez lustra o ser por dentro, em seu coração, de modo que revele o não visto. Sua transparência é proporcional ao quanto é polido. Para quem mais poliu sua sensibilidade manifestam-se mais formas invisíveis e revelam-se verdades para as quais a mais sofisticada racionalidade é impotente.

O cinzel deve ser afiado continuamente, permanentemente, exige constante aporte de novos conhecimentos para não embotar. Isso, naturalmente, aponta para o constante comparecimento aos trabalhos em loja, a oficina onde o maçom efetua o seu polimento e afia o seu cinzel. É a polidez, o conhecimento aprofundado de temas da vida que o afia. Afiar o cinzel significa receber fina educação, cortês, disciplinado e atencioso. São atividades nas quais denodadamente o maçom investe com força, com a ação do malho, e, gradativamente, parcimoniosamente, galga a escada que apareceu num sonho que leva às regiões altas da perfeição que pertencem ao Grande Arquiteto do Universo.


Bibliografia

1. ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada, ISBN 978-85-311-1134-1, Sociedade Bíblica do Brasil, 1268 páginas, Barueri, 2009;

2. CAMINO, Rizzardo da, Dicionário Maçônico, ISBN 85-7374-251-8, primeira edição, Madras Editora limitada, 413 páginas, São Paulo, 2001;

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