sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Caminhada para a Verdade

Evolução humana.

Charles Evaldo Boller


Estimado e amado irmão!

Quando o maçom usa deste vocativo realmente externa seu respeito e amizade de irmão.

Em que nível você se coloca?

Para entender e auxiliar na caminhada para a Verdade, estudemos a Hierarquia das Necessidades de Maslow:

  • Necessidade Fisiológicas - ficam na base de sustentação: água, ar, alimento etc. Se não forem atendidas geram desmotivação e falta de comodidade, doença, irritação, medo etc. Acontece uma luta frenética para satisfê-las. Afloram ansiedades que levam à luta para obter a sua satisfação. Normalmente surgem ansiedades e desequilíbrios internos que pode afetar até a Moral.
  • Necessidade de Segurança - no campo ou na cidade surgem situações das quais se foge em busca de proteção e segurança. Alguns encontram refúgio na religião onde desenvolvem crenças que podem alienar e tirar a liberdade.
  • Necessidade Social - pertencer, amor, sentir-se útil, admirado e aceito. Sentir-se parte do grupo social. É uma necessidade que surgiu no tempo das cavernas, ao redor da fogueira, onde cada um participava na conversa de decisões. É uma maneira de sentir-se importante, forte, poderoso.
  • Necessidade de Status - sentir-se estimado pelos valores que possui. Ser competente para alcançar metas projetadas e ser reconhecido por comportamento moral e ético. Há a necessidade de gostar de si mesmo, acreditar e se valorizar. Aflora a necessidade de ser reconhecido pelos outros.
  • Necessidade de Autorrealização - para o maçom é a busca de realizar-se através do Conhecimento e da Verdade, com maiúscula. Aquela de cuida das necessidades metafísicas.

Considere que em primeiro lugar em nossa vida vêm as necessidades básicas, aquelas da base da escala de Maslow. Na falta delas acontece desmotivação. Se o você se considera perto do topo, principalmente nas cercanias da fase de autorrealização, então convém reservar um tempinho só para si. Avançar no Conhecimento que leva à Verdade. Persistir na caminhada para a Verdade.

Se o maçom lê os rituais, percebe que ao ele é dada a busca da Verdade, em letra maiúscula. É sutil a diferença, mas de grande significação. Esta constatação fica velada enquanto o maçom não descola do mundo das necessidades materiais e envereda na busca da Verdade com que a Maçonaria o estimula. Esta Verdade está representada acima do topo das necessidades humanas de Maslow: é a busca da satisfação de necessidades metafísicas. O encontro dentro de si mesmo com aquilo que se conceitua Grande Arquiteto do Universo.

Verdade é busca das necessidades além da física que nos alimentam quando estamos em grupo. E apenas quando em grupo. Nós mortais de baixa capacidade de concentração precisamos dos outros para evoluir. A Física Quântica já especula isso. Quando em loja eu estou em você e você está em mim e ligados energeticamente com a divindade que reside em nós: sabiamente denominada pelo conceito de Grande Arquiteto do Universo. Para obter resultado prático sozinho há necessidade de desenvolver capacidades de concentração atingidas apenas pelos iogues e outros iniciados em ciências esotéricas elevadas. Nós o fazemos quando em grupo. Algo que já acompanha o homem desde a Idade das Cavernas, depois da descoberta do uso do fogo, o que alongou o tempo de vigília, o dia ficou maior. Naquelas ocasiões os membros da tribo reuniam-se a noitinha ao redor do fogo e simplesmente conversavam, trocavam ideias, entravam em comunhão de pensamento. É fácil ver no que deu! E pensamento é energia. Quando estamos em loja, trocamos energias. Inicialmente não percebemos, mas com o passar do tempo tornamo-nos dependentes desta comunhão. E esta união só ocorre quando nos tratamos de modo fraterno, o que desperta simpatia, empatia e confiança. Daí a razão de trazermos para a loja homens que possuam semelhante disposição mental e caráter.

A sessão maçônica é ocasião propícia para descansar e renovar as energias sutis e vitais para uma boa saúde espiritual. O maçom merece isso! Se já estiver com as necessidades básicas da vida supridas fica mais fácil. De qualquer forma ele merece uma noitinha por semana só para realimentar suas baterias. Esta energia o maçom esparge depois sobre seus familiares, colegas de trabalho, vizinho, e, é assim que tornamos feliz a Humanidade. Dar esmolas é ação precária e passageira, pois no dia seguinte a necessidade do beneficiado volta recrudescida. Primeiro você precisa cuidar de si mesmo. Parte-se do princípio de que ninguém pode dar amor se não o tiver recebido antes. E os maçons em loja têm 81 lembretes de amar os irmãos, pendurados nas paredes. Quem não o faz perde, desanima, atola, desiste. A máxima é amar e servir! Conviver!

Há aquele que vai ao clube, bar, teatro, cinema etc. Só que lá não é o ambiente disciplinado da sessão maçônica. Não se trocam energias porque estão em local público e não acontece a interação dos campos de forças de que somos constituídos. As frequências energéticas não se harmonizam, não entram em ressonância. Considera-se que atritos existam entre os irmãos apenas no campo do pensamento e da opinião, para tal aplica-se a tolerância. Com pequenos atritos entre os maçons ou não, o ambiente da loja ainda é o mais propício para recarga. Nisso somos como o capacitor, absorvemos e acumulamos energias. O que precisamos desenvolver são filtros. Semelhante ao que se faz para isolar ruídos de baixa ou alta frequência num amplificador, ou estabilizar a corrente elétrica de um retificador. Só passa aquilo que se permite e se programa. E somos nós que permitimos que os outros nos atinjam, afinal temos a capacidade do livre-arbítrio, basta acrescentar os devidos filtros. Em loja devemos primar para filtrar o efeito negativo daqueles que ainda não descolaram do chão, presas que são do vil sistema humano de coisas que a todos escraviza e cega. Exaure toda energia vital até sobrar apenas bagaço! Daí se é descartado! Assim funciona o sistema produtivo humano que se conhece no chão de fábrica.

Em loja é diferente. Aquele que sai numa noite gelada e fica duas horas reunido com irmãos tem a oportunidade de lentamente ir enveredando por um caminho que visa à Liberdade, com letra maiúscula pelo mesmo motivo da Verdade. Conhecimento leva à Verdade e esta para a Liberdade. É opção, necessidade, investimento! No momento em que alcança a alforria do sistema de coisas humano o homem pensa diferente e age conforme o seu próprio discernimento. Deixa de seguir fórmulas inventadas por outros e passa a desenvolver e escrever suas próprias. Os outros conviventes comuns da comunidade, por estarem na base da pirâmide das necessidades de Maslow, apenas tiram vantagem de tudo o que lhes facilita a vida, são predadores e oprimem uns aos outros: é cego conduzindo cego, sendo certo que ambos cairão numa cova. Já o homem de discernimento, que aprendeu e experimenta repetidas vezes a interação energética com seus irmãos, é Livre. E isso é vantagem enorme numa sociedade competitiva. Enquanto outros servem deuses antropomórficos, ideologias de poder, crença cega, o homem que busca e conhece a Verdade, é Livre. Mesmo em cadeias numa prisão ele goza de Liberdade. A mente que conhece a Verdade e se alimenta dela nunca mais será contida.

Ao mestre maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito existe um modo de evoluir cada vez mais. Se a atividade profissional permitir, se as necessidades fisiológicas e de segurança básicas estiverem atendidas, coloque mais dois dias do mês para avançar em Conhecimento. Olhar instituições, pensamentos e especulações de outro ângulo, de perspectiva diferente. Inicie os graus filosóficos do rito. São doze anos de caminhada suave e delicada que abrem os olhos e potencializam capacidades que hoje podem te ser desconhecidas. É um alvo de longo prazo, suficiente para abrir a mente para percepções que agora ainda podem estar sepultadas dentro de si: convém despertar tais potências. Continuar na caminhada que leva à Verdade. Isso deve merecer dedicação e perseverança denodada para ler nas entrelinhas aquilo que foi escrito de forma velada e revelada apenas ao homem e busca a Verdade, a religação com o divino que existe dentro de cada maçom e que já o conhece como Grande Arquiteto do Universo.

Namastê! Meu irmão, porque "O Deus que reside em mim saúda o Deus que existe em você"!

Nenhum comentário: