domingo, 17 de setembro de 2023

A Maçonaria Como Instituição Filosófica

Maçonaria é algo que se sente.

Charles Evaldo Boller


A Maçonaria é, essencialmente, uma instituição filosófica.

Maçonaria é filosofar constante.

E apenas isso!

O objetivo é ajudar os homens a reforçarem seu caráter, melhorarem sua bagagem moral e espiritual, aumentarem seus horizontes culturais, investigar a Verdade, examinar a moral e praticar virtudes. Com o filosofar, a sua atividade básica essencial, o maçom se realiza dentro da sua oficina. Isolado do mundo externo, com presença constante em loja, confecção e leitura de trabalhos, estudo dos símbolos, elimina preocupações que derivam da vida, atento ao exame dos fatos históricos, espiritualidade, curiosidade e a partir disso o maçom se inicia sozinho nos mistérios maçônicos.

Desde a antiga Grécia o homem inteligente busca provar a possibilidade de o Universo ter surgido do "nada", do vazio, mas o sistema de vida humana o afasta desse alvo. O objetivo do maçom com o seu filosofar é alimentar a esperança de colocar algo no lugar desse "nada".

Pelo árduo trabalho de pensar livremente o iniciado tem a possibilidade de descobrir que, das relações existentes entre os minúsculos campos energéticos que compõem todo o Universo se manifestam as leis do amor. Esses campos de energias, do mais potente ao mais sutil, trabalham entre si de forma colaborativa e harmoniosa, como se observa dos frutos do amor e disso o Todo é formado. Tudo é dependente e colaborativo em direção a uma unidade universal. O Universo inteiro é regido pelas leis criadas por uma manifestação inteligente, racional e lógica que, através da colaboração, da interdependência, se revela o amor, a força que une tudo.

Ao maçom desperto cabe se fazer presente aos trabalhos em loja e trabalhar em si mesmo. O objetivo é despertar nele o líder poderoso que está em seu interior e que tem o condão de transformar a sociedade para melhor, de modo que a Maçonaria atinja a finalidade político-social a que se propõe.

Nenhum comentário: