domingo, 17 de setembro de 2023

Objetivos da Maçonaria

 Maçonaria e a evolução humana.

Charles Evaldo Boller


A Maçonaria é uma organização fraternal e filosófica que tem uma série de objetivos e princípios comuns a todas as suas lojas e membros. No geral, os objetivos da ordem maçônica incluem: aperfeiçoamento moral e pessoal; busca pela verdade; fraternidade e solidariedade; filantropia e serviço à comunidade; autoaperfeiçoamento e autorreflexão.


Aperfeiçoamento Moral e Pessoal

A Maçonaria promove o aperfeiçoamento moral e ético de seus membros e é, acima de tudo, uma instituição filosófica. Todas as demais atividades maçônicas são os resultados do seu filosofar para atingir as suas finalidades e objetivos político-sociais. Para tanto, usa rituais, ensinamentos filosóficos e símbolos que incentivam os membros a buscar autoconhecimento, virtudes e evolução contínua.

Ela tem suas origens históricas no século 17 e é conhecida por seus princípios éticos e filosóficos. É uma fraternidade secular e discreta que busca o aperfeiçoamento moral e intelectual dos seus membros. Um dos seus principais objetivos é promover o crescimento pessoal e moral dos iniciados em seus mistérios.

Através de rituais, simbolismos e cerimônias, ela oferece uma estrutura para que os maçons busquem aperfeiçoamento e desenvolvimento nas diversas áreas da vida. Todos os graus possuem provocações filosóficas e aplicações práticas na vida dos maçons de frequentam assiduamente os seus quadros de obreiros ou lojas.

Enfatizam-se valores como honestidade, integridade, fraternidade, tolerância e busca pela verdade. Os maçons são incentivados a refletir sobre suas ações e buscar constantemente a evolução moral, tanto em relação a si mesmos como em relação à sociedade.

Os ensinamentos maçônicos são transmitidos ao se progredir em graus onde o maçom evolui, na medida em que adquire conhecimentos e se compromete com os princípios da ordem maçônica. O trabalho simbólico e ritualístico desafia os maçons a refletirem sobre a importância desses valores em suas vidas diárias e a aplicá-los em suas interações com os outros.

No aperfeiçoamento moral, a Maçonaria promove o desenvolvimento intelectual nos debates de sua filosofia. Os maçons são encorajados a buscar o conhecimento, a estudar temas relacionados à ética, história, filosofia, enfim, em todas as áreas do conhecimento humano que possam resultar em aplicações práticas. Em se tratando de público adulto, todos os debates e estudos possuem valores agregados de modo a recompensar a prática do ócio criativo aplicado em utilizar o seu tempo útil ao filosofar.

Como organização discreta, seus rituais, símbolos e práticas são reservados apenas aos seus membros. A fraternidade maçônica tem dimensão social que promove a solidariedade entre os maçons e contribui ao bem-estar da comunidade, por meio de obras de caridade e projetos sociais. É significativa a contribuição do filosofar em suas oficinas na produção de lideranças, homens treinados e habituados a produzirem o bem dentro de um claro objetivo político-social.

Não é religião, embora tenha algumas referências religiosas em suas práticas. Ela acolhe membros de diferentes religiões e enfatiza a importância da liberdade de pensamento e crença. Aliás, o maçom designa a palavra Liberdade com letra maiúscula, porque implica em doação e serviço para a humanidade e não escravidão ao sistema humano que submete a humanidade a exaustão e engano.

Em resumo, a Maçonaria busca o aperfeiçoamento moral e intelectual de seus membros, proporcionando um ambiente de reflexão, estudo e prática de valores éticos. Através de seus rituais, símbolos e ensinamentos, busca promover a evolução individual e o compromisso com o bem-estar da sociedade.


Busca pela Verdade

A Maçonaria valoriza a busca pela verdade e o conhecimento. Maçons são encorajados a buscar o aprendizado, a ampliar seus horizontes intelectuais e a questionar o mundo ao seu redor. A ordem promove a liberdade de pensamento ao incentivar seus membros a explorar diferentes áreas do conhecimento.

É uma sociedade fraternal e discreta que possui longa história e está presente em quase todos países livres ao redor do mundo. Os maçons se reúnem em lojas maçônicas, utilizando-se de rituais e cerimônias que envolvem esoterismo, simbolismo e filosofia.

Um dos princípios fundamentais da Maçonaria é a busca pela verdade. Esta refere-se ao objetivo de buscar conhecimento e sabedoria através do estudo, da reflexão e do compartilhamento de ideias em animados debates. Os maçons buscam aprimorar-se como indivíduos, tanto intelectual quanto moralmente, e, acreditam que isso os leve a uma compreensão prática e profunda dos mistérios da vida e do universo.

Na Maçonaria, a verdade é simbolicamente representada pelo conceito que representa o Grande Arquiteto do Universo, independendo da crença de cada maçom. A busca pela verdade envolve uma jornada pessoal de autoconhecimento, crescimento espiritual e aprimoramento ético. Valoriza a liberdade de pensamento e expressão, incentivando seus membros a questionarem e investigarem ideias, dogmas e conceitos estabelecidos. Os maçons são encorajados a buscar conhecimento em diversas áreas, como filosofia, ciência, história, religião e arte, para expandir sua compreensão eclética do mundo.

Como organização discreta e reservada, os ensinamentos e práticas maçônicas são reservados apenas aos membros e não são divulgados publicamente. Isso contribui para a aura de mistério em torno dela e leva a especulações e teorias conspiratórias urdidas por instituições e indivíduos perversos ou ignorantes de sua elevada função social.

A busca pela verdade do filosofar é um dos princípios centrais da Maçonaria. Ela representa a busca por conhecimento, sabedoria e crescimento pessoal, levando a compreensão profunda dos mistérios da existência. Como sociedade fraternal com rituais e ensinamentos reservados e sua natureza discreta pode levar a interpretações equivocadas por parte daqueles que não estão familiarizados com seus princípios e práticas. Só o adepto realmente entende o que ocorre dentro dos templos, onde ele mesmo se considera um templo sagrado criado pelo Grande Arquiteto do Universo para servir a uma finalidade que ainda lhe escapa.


Fraternidade e Solidariedade

A ordem maçônica é conhecida por sua ênfase na fraternidade e no companheirismo entre os membros. Ela busca promover a união e a harmonia entre as pessoas, independentemente de sua origem étnica, religião ou posição social. O maçom é incentivado a praticar a solidariedade, ajudando-se mutuamente e contribuindo para o bem-estar da sociedade em geral.

A Maçonaria é conhecida por incentivar os princípios da fraternidade e da solidariedade entre seus membros. Esses princípios estão entre os valores fundamentais da Maçonaria, enfatizados em suas tradições e rituais. A fraternidade maçônica refere-se ao senso de união e camaradagem que existe entre os maçons. Independentemente de sua origem étnica, religião, posição social ou política, os maçons tratam-se como irmãos, estendendo apoio e respeito mútuo. Essa fraternidade se manifesta em reuniões maçônicas, onde os membros compartilham experiências, ideias e aprendem uns com os outros. Em ciclos eternos de teses, antíteses e sínteses, os maçons crescem em conhecimento desde o mais elementar até o mais sofisticado dos pensamentos libertários.

A solidariedade maçônica está relacionada ao compromisso de ajudar e apoiar aqueles que estão em necessidade. A Maçonaria promove a filantropia e a caridade como parte de sua filosofia. Muitas lojas maçônicas realizam projetos de assistência social, como doações para instituições de caridade, apoio a comunidades desfavorecidas e auxílio a pessoas em situações difíceis. Não é uma sociedade de auxílio mútuo e o associado só recebe auxílio se a causa for justa. Além disso, a Maçonaria incentiva seus membros a desenvolverem virtudes morais, como generosidade, honestidade e compaixão. Através desses princípios, ela busca construir uma sociedade justa e harmoniosa.

No entanto, apesar da disciplina rígida e dos hábitos sistemáticos cada maçom pode ter sua própria interpretação e vivência desses princípios, e as ações individuais não representam necessariamente a Maçonaria como um todo. A ordem maçônica é composta de homens em desenvolvimento e imperfeitos com o objetivo de evoluírem a cada dia, seus membros encontram-se em permanente evolução visando uma utópica condição de perfeição.


Filantropia e Serviço à Comunidade

É forte o compromisso com a filantropia e o serviço à comunidade. Muitas lojas maçônicas realizam atividades de caridade, contribuindo financeiramente para causas sociais, apoiando projetos educacionais e oferecendo assistência a pessoas necessitadas. Os maçons são encorajados a se envolver ativamente em suas comunidades e a trabalhar para o bem comum.

A Maçonaria é uma ordem fraternal que tem como um de seus princípios a prática da filantropia e o serviço à comunidade. Essa prática é baseada na crença de que os seus membros devem trabalhar para o bem-estar da humanidade e melhorar as condições sociais e morais da sociedade em geral.

A filantropia na Maçonaria se manifesta de diversas formas. Muitas lojas maçônicas realizam atividades de caridade, como doações financeiras para instituições de caridade, apoio a projetos comunitários e programas de auxílio a pessoas necessitadas. Além disso, os maçons também se envolvem em projetos educacionais, programas de saúde, preservação do meio ambiente e outras iniciativas que buscam promover o bem-estar da sociedade.

A prática do serviço à comunidade é valorizada na Maçonaria. Os maçons são encorajados a se envolver ativamente em suas comunidades, oferecendo seu tempo, habilidades e recursos para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas ao seu redor. Isso pode incluir o voluntariado em abrigos, hospitais, escolas, organizações sem fins lucrativos e outros projetos que beneficiem a comunidade como um todo.

Vale ressaltar que as atividades filantrópicas e de serviço à comunidade podem variar entre as diferentes lojas maçônicas e regiões, pois cada uma possui suas próprias prioridades e formas de contribuição. No entanto, o ideal de trabalhar para o bem-estar da humanidade e fazer o bem à comunidade é comum a todas as lojas maçônicas ao redor do mundo.


Autoaperfeiçoamento e Autorreflexão

Proporciona-se ambiente no qual os membros são incentivados a refletir sobre si mesmos e a buscar o aprimoramento pessoal. Os rituais e as cerimônias têm o propósito de estimular autorreflexão, autodomínio, autoconhecimento e autotransformação. Todo desenvolvimento evolutivo é individual e intransferível.

Como sociedade fraternal e discreta que tem como base princípios de autoaperfeiçoamento, autorreflexão e busca do conhecimento. Os maçons são encorajados a trabalhar em si mesmos para se tornarem melhores indivíduos, tanto moral quanto intelectualmente.

O autoaperfeiçoamento na Maçonaria é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal, onde os membros são incentivados a refletir sobre suas próprias ações, atitudes e comportamentos. Eles são encorajados a buscar constantemente a virtude e a se esforçar para se tornarem pessoas melhores.

A autorreflexão é parte fundamental do caminho maçônico. Os maçons são encorajados a examinar seus pensamentos, palavras e ações, e a considerar como eles podem contribuir para o bem-estar da humanidade e para o aprimoramento de si mesmos. Através da autorreflexão, os maçons buscam compreender melhor suas próprias fraquezas e virtudes, e trabalham para superar os aspectos negativos e cultivar os positivos.

A Maçonaria oferece o ambiente propício para a autorreflexão e o autoaperfeiçoamento em seus templos isolados do mundo externo. Nas lojas os membros participam de rituais, cerimônias e discussões filosóficas que promovem a reflexão sobre princípios morais e éticos. Além disso, a interação com outros maçons em ambiente fraterno encoraja o compartilhamento de experiências e aprendizado mútuo.

É importante ressaltar que a Maçonaria não pretende ser a única via para o autoaperfeiçoamento e a autorreflexão. Os princípios e ensinamentos maçônicos podem complementar outras formas de desenvolvimento pessoal, como a prática espiritual, o estudo acadêmico e a participação em comunidades e organizações voltadas para o crescimento pessoal.

A Maçonaria valoriza o autoaperfeiçoamento e a autorreflexão como meios para o desenvolvimento pessoal e moral. Os maçons são encorajados a buscar constantemente o conhecimento, a refletir sobre suas ações e a se esforçar para se tornarem pessoas melhores, contribuindo assim para o bem-estar da humanidade.


Considerações Finais

As opiniões e interpretações individuais dos objetivos da Maçonaria podem variar entre os maçons. Assim, ela é uma instituição complexa e multifacetada, discreta e reservada, e seus objetivos específicos variam ligeiramente entre diferentes jurisdições, com nuances específicas e diferentes nas lojas ao redor do mundo.

Os objetivos da Maçonaria são surpreendentemente diversos e variam em graus de complexidade crescente conforme o iniciado se aprofunda em conhecimento das ciências, comportamentos, atividades e metafísicas. Sua diversidade é tal que, para atender as mais diversas linhas filosóficas e especulações, seus templos albergam centenas de ritos diferentes. Em seus templos tratam de tudo que é bom e que o homem já produziu no pensamento livre, na sua breve história no universo, desde o mais simples até o mais sofisticado e erudito.

Deixando de lado a grandiosidade de seu alcance os seus objetivos essenciais visam exclusivamente o homem no seu dia-a-dia, consigo mesmo, sua família e o Grande Arquiteto do Universo, designação conceitual da divindade responsável pela criação do Universo através de leis naturais. É pacifista, seu entendimento de pertencer ao Universo e possuir em si mesmo a Luz ou energia que dá vida e enriquece a existência, o leva a tratar a todas as criaturas e coisas com responsabilidade e respeito, pois considera-se parte do Todo que é o imenso universo.

Nenhum comentário: