domingo, 17 de setembro de 2023

Busca da Verdade

Arte de modificar-se

Charles Evaldo Boller


Antiga Prece Judaica

Da covardia que foge da nova verdade,
Da preguiça que se contenta com meias-verdades,
Da arrogância que pensa que sabe toda a verdade,
Oh! Deus da verdade, livrai-nos!

Modificar-se é doloroso!

Por isso, na Maçonaria isto é feito em grupos denominados lojas.

A poucos é dado perceber o significado da Iluminação da iniciação em espírito: ocasião em que o maçom acorda!

A saída da minoridade da qual o próprio homem é responsável é a incapacidade de usar dos próprios recursos intelectuais, físicos e espirituais sem a direção de outra pessoa. A culpa desta menoridade é do próprio homem quando a causa não é resultado de pouco entendimento, mas na ausência de coragem de servir-se de seus próprios potenciais sem que outro o dirija. O crescimento só se manifesta quando o homem reúne coragem para usar do próprio entendimento. A isso a Maçonaria denomina iluminação, polidez, esclarecimento.

O obscurantismo bloqueia o homem na iniciativa de busca de pensamentos novos. Aos covardes resta andar pelo meio confortável onde ninguém se sente ameaçado. Permanece sentado em sua zona de conforto e não evolui.

Quando em loja cada maçom está sujeito a modificar-se. A iluminação arma-o com tolerância ao que o outro diz. Todos têm pontos de vista diferentes e isto é o que possibilita a mudança de cada um. É no recôndito da racionalidade individual que surge a vontade de mudança para melhor, baseado naquilo que outros dizem e fazem. Esta é a forma de relacionamento que são encontrados no filosofar do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O simples fato de não se possuir resposta para todas as questões leva à postura humilde de tentar entender o que o outro deseja transmitir. A Verdade é construída pela soma dos intelectos e mesmo esta Verdade não é absoluta, final. Cada intelecto possui apenas fragmentos da verdade e de cuja soma todos se beneficiam.

Ser tolerante implica em sofrimento: sem o que deixa de ser tolerância. Excesso de tolerância anula a própria tolerância. Então, mesmo na presença de dor e sofrimento é imperativo receber novas ideias, quando estas passam pelo crivo da própria lógica com sucesso.

Assim funciona a busca pela Verdade Metafísica dentro da Maçonaria. São pequenos passos. Um de cada vez. O que, ao longo dos dias, produz homens sábios que fazem a diferença na sociedade.

Nenhum comentário: