sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O Maçom Filosofa

Filosofar é pensar sem provas.

Charles Evaldo Boller


Não é filósofo no sentido que se lhe imprimem os meios acadêmicos. Esse filosofar tem a pretensão de transformar-se em condutas éticas e hábitos positivos. A notável mudança é o processo interno de absorção e aplicação de condutas e hábitos. A Maçonaria Universal, com todos os seus ritos e derivações é, em essência, uma instituição filosófica, exatamente como verte da Constituição da Grande Loja do Paraná. Tudo o mais que lhe é acrescentado é coadjuvante do método: filantropia, ritualística, ensino, hierarquia, disciplina, ágapes etc.

Pode-se colocar como lema do objetivo de obter conhecimento maçônico, a seguinte prática: você muda a si mesmo, com isso, o outro também muda, e o outro só muda se você se modificar. Isso não é possível à distância. Para funcionar, para que um irmão influencie o outro em sentido lato, há a necessidade da concorrência de camaradagem, amor fraterno, magia, misticismo, espiritualidade, racionalidade, lógica, dúvida etc. A concorrência desses elementos na formação do Eu que cada pessoa busca só é eficiente se o ambiente contribuir para tal. Psicólogos, hipnólogos e outros estudiosos da mente humana sabem da ineficiência, e até impossibilidade, em realizar sessão terapêutica que não seja presencial. E estes profissionais tem técnicas que ajudam as pessoas a mudarem a si mesmas, algo assemelhado do que acontece numa sessão maçônica onde as pessoas debatem temas que possam modificar a si e aos outros presentes.

Na cerimônia de Iniciação o iniciando é confrontado com a seguinte situação: de um instante para o outro a venda lhe é retirada. Ele dispensa o irmão experto e passa, a partir de então, a tomar conta da sua vida. Essa é a doutrina maior de todos os ritos da Maçonaria, por isso ela é iniciática! Ao iniciado é ilustrada a maneira, o ponto de entrada para ele lutar por sua Individuação: Jung refere-se a um processo individual vinda do inconsciente, onde a personalidade e as experiencias pessoais se misturam de modo a alçar o iniciado aos píncaros da autorrealização, o último degrau da escala das necessidades de Maslow. Esse processo não é possível sem a convivência presencial.

A Maçonaria pratica uma filosofia humanista espiritualista que tem a pretensão de mudar o homem pelo pensamento e cuja ação é resultado de uma doutrina ou técnica que promove a saída de uma espécie de estado infantil de identificação para um estágio de iluminação ou evolução da consciência. Não é a lavagem cerebral comum em religiões e sistemas de crenças. Praticar a arte do livre pensamento ou Arte Real ou privilégio do iniciado, prepara-o para mudar a si mesmo para cultivar a sua autoconstrução e individuação visando atingir o status da autorrealização.

Sim, a convivência é imprescindível nas sessões maçônicas onde se pratica o debate e o estudo de temas filosóficos da Maçonaria. E sim, "precisaria necessariamente das impressões materiais" e presenciais para ter o efeito de promover a tão necessária evolução para uma condição aperfeiçoada.

Nenhum comentário: