O debate em sessão maçônica é poderosa ferramenta de
transferência de conhecimentos.
Charles Evaldo Boller
É no debate, na atividade em grupo que o ser humano,
considerando seus valores e princípios, acumula conhecimentos em resultado da
experiência da vida em grupo. Esta experiência de vida em comum com as pessoas
tem caráter de transmitir complicados processos de pensamento em resultado da
reciprocidade dos processos da comunicação humana. Isto acontece na divisão do
trabalho e na organização social, e principalmente numa sessão maçônica, onde
os homens se reúnem para discutir temas e com certeza sempre saem de uma
reunião com pensamentos individuais melhorados. Sobressai o patrimônio cultural
da comunidade e cada indivíduo é enriquecido de forma surpreendente. Todos os
participantes se beneficiam do esforço intelectual de cada membro do grupo.
Uma analogia simples é comparar as atividades do pensamento
ao fato de vivenciar que é da reunião de pequenas poupanças que surge o
desenvolvimento social. São exemplos: as instituições bancárias, as empresas de
investimento, cooperativas, sociedades anônimas, e outras. Basta estender este
raciocínio para o trabalho em grupo de um debate bem dirigido. Os debates da
Maçonaria funcionam qual cooperativa intelectual; todos ganham dividendos
imediatos em resultado de sua produção em equipe. Somam-se as experiências
individuais e cada participante passa a ser depositário do conhecimento dos
demais participantes.
Quando se cria em loja um processo sistemático de
transmissão de experiência, além de transformar os momentos de reunião em algo
prazeroso ela se torna rentável até em termos financeiros porque os dividendos
do investimento intelectual ocorrem imediatamente se a experiência acumulada em
resultado do somatório das experiências individuais for colocada em prática. É
onde o maçom torna-se homem de ação e progride em seu meio social. Desenvolver
os processos mentais não é tarefa individual, algo que se possa efetuar com
sucesso longe do convívio social: o acumulo de conhecimentos é um processo
coletivo e sua aplicação é individual; dependendo apenas de como cada
participante aceita mudar a si próprio; é a prática do famoso "conhece-te
a ti mesmo" de Sócrates.
O interessante destes procedimentos é a ascensão de uma nova
era de transmissão de experiências. Com isto desaparece a figura do professor,
do ministro, do sábio, e prevalece a força do grupo sem a ocorrência de
desperdícios da experiência acumulada. O coordenador de um grupo de debate não
é professor ou chefe. Os debates devem nivelar a loja; todos os degraus e
balaustradas devem sumir para que aconteça a igualdade do grupo. O coordenador
é quem menos fala, mas pode ser aquele que detém maior conhecimento sobre o
assunto em pauta. Quem debate são os membros do grupo, o coordenador é mero
participante em pé de igualdade e tem autoridade apenas para ceder a palavra ou
retornar o debate ao tema quando eventualmente ocorre desvio. Com a
participação ativa de cada membro no debate, os participantes passam a gostar
cada vez mais das atividades culturais porque é a essência do ócio criativo
defendido por Domenico de Masi.
No debate desaparecem as cercas divisórias incutidas pela
divisão do trabalho da sociedade que dá aos participantes classificações como:
engenheiro, médico, balconista, arquivista e outros. Estas designações
funcionam como etiquetas que são afixadas a cada cidadão e muitas vezes os
fazem despercebidos no meio social em que vivem, como é o caso das atividades
mais humildes, mas extremamente importantes como por exemplo: garis,
faxineiros, copeiros garçons, e outros. O debate em loja tem o objetivo de
eliminar estas diferenças e propiciar a participação de todos em pé de
igualdade. Vale o poder do pensamento. E é desta diferença cultural que o grupo
de debate se vale para melhorar cada um de seus participantes. São eliminadas
as estereotipadas diferenças burocráticas e enaltecidos os valores de cada
indivíduo.
Todos os maçons são cultos na base experimental de valores e
princípios. Todo homem é culto. Por vezes o mais humilde participante de um
grupo de debate é o que mais contribui com experiência ao tema que está em
discussão. Frequentemente é dos calados e humildes que afloram as melhores soluções
ao tema que está em discussão. Dai um dos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito
afirmar que o conhecimento não é questão do cargo, mas resultado do espírito
colaborativo que surge num grupo de debates. Num debate ninguém dorme. Não
existem as aulas ministeriais, desaparece a figura do doutor e do professor;
todos são iguais conforme estipulado pelo dístico: Liberdade, Igualdade e
Fraternidade.
Comparando a atividade oratória numa palestra com um
vibrante debate entre diversos irmãos: com cinco minutos de oratória as mentes
dos ouvintes iniciam um processo de divagação, em sete minutos desvio para
outros pensamentos, em dez minutos acontece bloqueio total das palavras do
orador, o ouvinte pode chegar até a dormir; resultado: pouco é aproveitado por
tratar-se de atividade passiva. Num debate isto não acontece. Todos ficam
ligados ao debate porque podem ser acionados a qualquer momento a se
pronunciarem sobre o assunto e só esta expectativa mantém todos vigilantes a
ativos; resultado: muito do conhecimento compartilhado é aproveitado pelos
elementos do grupo.
Numa loja maçônica existe o ambiente propício para o desenvolvimento de debates produtivos e motivadores porque as sessões estão pautadas em:
- Disciplina treinada de falar um de cada vez, sem apartear o orador que está com a palavra;
- O princípio da autoridade calcada na hierarquia que todos respeitam e obedecem;
- Não degeneração em sufocação da liberdade ou coação;
- A hierarquia não impede que os membros se considerem pessoas livres e questionem ordens - sem questionamento desaparece a responsabilidade;
- Homens motivados em serem amigos da sabedoria ("Philos" e "Sóphia"), o filosofar maçônico que faz a todos crescerem muito além daquilo que cada um tem em si antes de adentrar ao templo; personalização do indivíduo - são construídos homens diferentes de instrumentos de uma linha de produção ou simples executores de ordens;
- Conscientização da necessidade de participação de indivíduos menos cultos;
- Grupo que desenvolve um ambiente amoroso e fraterno;
- Princípio da igualdade;
- Obediência às leis e regulamentos; e outras.
As sessões com debates atraem as pessoas porque cada obreiro
sai fortalecido e renovado da reunião para suas atividades do cotidiano.
Torna-se mais astuto na convivência com outras pessoas, fugindo às demandas
improdutivas e com isto cresce no meio social. Tal disposição mental é
resultado da convivência e do treinamento a que se sujeita dentro da loja em
debates onde sua capacidade intelectual vive em constante desafio para montar o
pensamento para o bem da comunidade. E como construtor da sociedade o maçom
obtém sucesso em seu meio social e dá honra e glória ao Grande Arquiteto do
Universo.
Bibliografia
1. ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni, História da Filosofia,
Antiguidade e Idade Média, Volume 1, ISBN 85-349-0114-7, primeira edição,
Paulus, 670 páginas, São Paulo, 1990;
2. BERKENBROCK, Volney J., Dinâmicas para Encontros de
Grupo, ISBN 978-85-326-2916-6, primeira edição, Editora Vozes limitada., 148
páginas, Petrópolis, 2008;
3. LIMA, Lauro de Oliveira, Dinâmicas de Grupo, na Empresa,
no Lar e na Escola, Grupos de Treinamento para a Produtividade, ISBN
85-326-3151-7, primeira edição, Editora Vozes limitada., 310 páginas,
Petrópolis, 2005;
4. MASI, Domenico de, Criatividade e Grupos Criativos,
título original: La Fantasia e lá Concretezza, tradução: Gaetano Lettieri, ISBN
85-7542-092-5, primeira edição, Editora Sextante, 796 páginas, Rio de Janeiro,
2003;
5. MASI, Domenico de, O Futuro do Trabalho, Fadiga e Ócio na
Sociedade Pós-industrial, título original: Il Futuro del Lavoro, tradução:
Yadyr A. Figueiredo, ISBN 85-03-00682-0, nona edição, José Olympio Editora, 354
páginas, Rio de Janeiro, 1999;
6. MASI, Domenico de, O Ócio Criativo, tradução: Léa Manzi,
ISBN 85-86796-45-X, primeira edição, Editora Sextante, 328 páginas, Rio de
Janeiro, 2000;
Nenhum comentário:
Postar um comentário