quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Maçonaria, uma Instituição Filosófica

Maçonaria é onde o maçom filosofa.

Charles Evaldo Boller


A Maçonaria é, essencialmente, uma instituição filosófica.

E apenas isso!

O objetivo é ajudar os homens a reforçarem seu caráter, melhorarem sua bagagem moral e espiritual, aumentarem seus horizontes culturais, investigar a verdade, examinar a moral e praticar virtudes. Tudo que foi acrescentado, ao longo dos tempos às atividades maçônicas especulativas foge do escopo elevado e sábio constante nos estatutos da ordem.

Numa sessão maçônica debatem-se as grandes questões existenciais. Sabe-se que no Cosmo que nos envolve existe uma ordem racional, governada por leis precisas e exatas, que o maçom reunido em loja tem o potencial de descobrir pelo uso da razão.

Trata-se de algo que só se manifesta quando se filosofa em grupo dentro dos templos.

O objetivo é encontrar respostas ou especular fortemente que o Universo implica na existência de um Projetista com engenho e habilidade no uso das partículas sintonizadas nas leis naturais.

Desde a antiga Grécia o homem inteligente busca provar a possibilidade de o Universo ter surgido do "nada", do vazio, mas o sistema de vida humana o afasta desses alvos.

O objetivo do maçom com o seu filosofar é alimentar a esperança de colocar algo no lugar desse "nada".

O maçom filosofa e especula, conforme rezam seus estatutos, resultando numa grande possibilidade de encontrar o Grande Arquiteto do Universo, presente fora e dentro de si mesmo.

Pelo árduo trabalho de pensar livremente tem a possibilidade de descobrir que, das relações existentes entre as partículas se manifestam as leis do amor. São os minúsculos campos, de que são formadas todas as coisas do Universo, que tornam tudo dependente e colaborativo em direção ao Uno.

O Universo é regido pelas leis criadas por uma manifestação racional e lógica que, através da colaboração, da interdependência, revela o amor, a força que une tudo. O maçom a denomina pelo conceito de Grande Arquiteto do Universo e é uno com este.

Nenhum comentário: