terça-feira, 19 de setembro de 2023

Busca da Verdade Metafísica

Conquista da Verdade pelo maçom.

Charles Evaldo Boller


Antiga Prece Judaica

Da covardia que foge da nova verdade,
Da preguiça que se contenta com meias-verdades,
Da arrogância que pensa que sabe toda a verdade,
Oh! Deus da verdade, livrai-nos!


Modificar-se é doloroso!

Por isso na Maçonaria isto é feito em grupos denominados lojas.

A poucos é dado perceber o significado da iluminação da iniciação em espírito: ocasião em que acorda o maçom!

A saída da minoridade da qual o próprio homem é responsável é a incapacidade de usar dos próprios recursos intelectuais, físicos e espirituais sem a direção de outra pessoa. A culpa desta menoridade é do próprio homem quando a causa não é resultado de pouco entendimento, mas na ausência de coragem de servir-se de seus próprios potenciais sem que outro o dirija. O crescimento só se manifesta quando o homem reúne coragem para usar do próprio entendimento. A isso a maçonaria denomina iluminação, polidez, esclarecimento.

O obscurantismo bloqueia o homem na iniciativa de busca de pensamentos novos. Aos covardes resta andar pelo meio confortável onde ninguém se sente ameaçado. Permanece sentado em sua zona de conforto e não evolui.

Quando em loja cada maçom está sujeito a modificar-se. A iluminação arma-o com tolerância ao que o outro diz. Todos têm pontos de vista diferentes e isto é o que possibilita a mudança de cada um. É no recôndito da racionalidade individual que surge a vontade de mudança para melhor baseado naquilo que outros dizem e fazem. Esta é a forma de relacionamento que são encontrados no filosofar do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O simples fato de não se possuir resposta para todas as questões deve levar a postura humilde de tentar entender o que o outro deseja transmitir. A Verdade é construída pela soma dos intelectos e mesmo esta Verdade não é absoluta, final. Cada intelecto possui apenas fragmentos da verdade e de cuja soma todos se beneficiam.

Ser tolerante implica em sofrimento: sem o que deixa de ser tolerância. Excesso de tolerância anula a própria tolerância. Então, mesmo na presença de dor e sofrimento é imperativo receber novas ideias, quando estas passam pelo crivo da própria lógica com sucesso.

Assim funciona a busca pela Verdade Metafísica dentro da Maçonaria.

São pequenos passos.

Um de cada vez.

O que, ao longo dos dias, produz homens sábios que fazem a diferença na sociedade.

Nenhum comentário: