sexta-feira, 29 de setembro de 2023

É Reconhecido Como Tal

Tornar-se maçom.

Charles Evaldo Boller


Caro cidadão, o senhor não se torna maçom, é reconhecido como tal, mesmo antes de iniciar-se na ordem. Iniciar-se na Maçonaria diz respeito à transformação que acontece depois. A primeira iniciação é simbólica e instrucional (é uma aula dramatizada), as iniciações seguintes são internas (modificam o homem porque assim ele deseja). São inúmeras iniciações na vida do maçom, cada uma delas significa morrer para uma condição menos perfeita para ressuscitar noutra vida melhorada.

É diferente de entrar numa sociedade civil qualquer, pois a associação maçônica é revestida de profunda mensagem subliminar que pode ser mais bem entendida com as ideias de Kant, veja na Internet pesquisando os verbetes: "aufklärung, Kant".

A única forma de ser aceito na Maçonaria depende de um mestre maçom ver no senhor as características que o fazem homem com as características exigidas para tornar-se um cavaleiro de escol que serve a sociedade. A partir disso, este mestre maçom iniciará a vossa representação dentro da loja a que ele pertence e depois formalizará a vossa entrada na Maçonaria Universal.

Cada loja, de forma geral, é idêntica a qualquer sociedade civil, porque possui estatutos, pessoa jurídica e tudo o que se exige para ser legalmente reconhecida nos países onde atua. As lojas são independentes, à semelhança de uma célula do corpo humano, cada uma segue caminhos filosóficos independentes debaixo de uma obediência que define as linhas gerais. A loja não é foro para se resolver problemas de relações interpessoais e comerciais: para tal existe a justiça dos diversos governos cujos países tem o privilégio de albergar a instituição maçônica. Adicionalmente, não é sociedade de auxílios mútuos, o maçom só recebe auxílio se for justo, direito e em casos de catástrofes.

Ser reconhecido maçom não é fácil e nem barato. Custa esforço para mudar a si mesmo, valor monetário para sustentar as atividades e, principalmente, tempo para tornar-se atuante na ordem e na sociedade.

Se, apesar das dificuldades expostas, ainda desejar ser reconhecido maçom, procure um mestre maçom de vossa comunidade e fale a ele de vossa pretensão de entrar na Maçonaria. Estes homens são difíceis de perceber. São discretos. Não fazem proselitismo nem demonstram suas obras por efeito do treinamento a que voluntariamente se submeteram. Antes de iniciar-me maçom, convivi com um mestre maçom numa mesma sala por mais de dez anos sem desconfiar de sua condição de cavaleiro da ordem.

Maçonaria é praticada no Orbe inteiro, independe de raça, cultura, religião e posse.

É prática reservada ao público masculino. Por definição de velhas leis a que toda a Maçonaria Universal e Regular se submete.

Todas as lojas mistas ou femininas não são reconhecidas pela Ordem Maçônica Universal e Regular.

Exige crença num Princípio Criador e numa vida futura. É de fundamental importância a concordância da esposa ou convivente para facilitar a jornada.

É uma ciência. Não é religião nem ideologia política. Cada maçom tem sua religião e torna-se melhor nela, tem sua opção política e torna-se mais atuante nela. Maçonaria tem mistérios: é esotérica. Fechada apenas ao público interno, ao iniciado; raramente se pronuncia publicamente, para tal agem pessoalmente os homens formados por ela.

Toda a filosofia político-social da Ordem Maçônica visa o homem e sua atuação na sociedade. E isso se faz mediante metodologia complexa e simples ao mesmo tempo.

O ambiente é sério. Assemelhado à vida de caserna: com disciplina e rigor.

O objetivo essencial da Maçonaria é libertário: livrar o homem do jugo de outros homens tornando-os independentes e donos de seu próprio destino. É a principal razão das religiões se oporem à sua atuação: os homens que conhecem a filosofia maçônica deixam de serem dominados por fantasias e dogmatismos.

O maçom combate obscurantismo e despotismo. Incentiva-se o uso da razão. Submete-se a razão a uma profunda e esclarecida espiritualidade sem intermediação. Fora do propósito da evolução do homem, qualquer uso que se fizer da Maçonaria é falso e conduz a decepções.

Não adianta ler livros sobre a Maçonaria! Estes apenas saciarão a curiosidade. Sem iniciação mais confundem que esclarecem. Não entre na Maçonaria para saciar a curiosidade, os resultados certos são decepção e perda de tempo!

O desenvolvimento maçônico só acontece dentro dos templos maçônicos e é transmitido por meios "mistérios" esotéricos do grupo para o indivíduo. É um fenômeno psicológico, social e espiritual do efeito do grupo social sobre o indivíduo. À semelhança do que já ocorre desde a época dos homens das cavernas, desde que este aprendeu a utilizar-se do fogo o que culminou em aumentar a duração do dia.

Não confundir com a lavagem cerebral de algumas religiões que andam por aí à cata de "ovelhas" submissas. A Maçonaria desenvolve líderes sociais que são incentivados a assumirem cargos públicos e privados para influírem positivamente na sociedade, e estes, de forma alguma são colocados num molde, apenas são direcionados e encorajados a desenvolverem em si a coragem e a qualidade de liderança para propiciar a liberdade responsável das pessoas.

Fidelidade e lealdade fazem dos maçons "bodes" obstinados que, mesmo na presença de dificuldades, que podem levar até à morte, continuam perseverantes em sua intenção teimosa de edificar templos à virtude e masmorras ao vício.

Qualquer texto, por mais elaborado que seja, passa apenas uma pálida noção do que acontece dentro do templo maçônico dedicado à edificação de homens à honra e glória daquilo que o senhor entende por Deus.

Nenhum comentário: