sexta-feira, 29 de setembro de 2023

A Atração Universal Simbolizada no Amor

Tornar a Humanidade feliz.

Charles Evaldo Boller


Ao iniciar alguém em seus mistérios, a Maçonaria deseja transformar os homens escolhidos em sábios e pensadores, elevando-os acima da massa humana comum e acomodada. Não pensar é consentir em ser dominado, conduzido, dirigido e tratado como animal de carga. O homem se distingue do bruto por suas faculdades intelectuais e a bondade em seu coração. Pensar liberta para reinar sobre o mundo. Pensar, é reinar! Entretanto, bons pensadores tem sido a exceção! Constituem minoria na sociedade humana.

Em outros tempos, quando o homem dispunha de tempo para a prática do ócio criativo, ele se enlevava em sonhos: hoje segue caminho contrário. A luta pela sobrevivência o absorve com tal intensidade, ao ponto em que não tem tempo para meditar com calma, e cultivar a suprema arte do livre pensamento. Essa Grande Arte, a Arte Real ou a Arte por Excelência, na Maçonaria corresponde em revivê-lo ou tirá-lo de sua infantilidade, pela qual ele mesmo é culpado. Significa livrá-lo das cadeias que o prendem nesse vil sistema humano de coisas.

A intelectualidade humana não devia continuar se debatendo entre os ensinamentos que excluem uma ou outra obra do pensamento universal positivo. A Maçonaria pretende alertar o adepto, tanto das religiões baseadas na fé cega, como de novas crenças científicas que afastam o homem da fé raciocinada. Quando o sistema conspira contra o livre pensamento é indispensável que uma instituição como a Maçonaria levante os estandartes das esquecidas, tradições e conhecimentos, naturais e universais. Faltam bons pensadores, e estes não podem ser construídos pela tradicional pedagogia universitária. Há a necessidade de aplicação da ciência da Maçonaria para desenvolver novos bons pensadores, acrescido da mudança de métodos e aplicações que se utilizam do desenvolvimento tecnológico.

Vive-se a inteligência técnica que não percebe a felicidade e o sofrimento do homem, porque é cega e só causa desperdício, tristeza e ruína. A formação acadêmica cria míopes incapazes de conviver com a complexidade crescente da sociedade porque o sistema de disciplinas das escolas se especializa em determinado assunto, e não trata o conjunto do homem integral. Ignoram-se os meios de unir as partes do saber num todo. Adicione-se a isso a vaidade natural de cuidar mais de si mesmo que da coletividade, e surgem as condições propícias para formar escravos para o sistema. Qual galinhas depenadas vivas, e com muita dor, as multidões se sujeitam à escravidão, satisfazendo-se em alimentar-se de migalhas.

A Maçonaria provoca o maçom a pensar a diversidade em seu aspecto biológico, a partir de um cérebro treinado e equilibrado nas componentes culturais, emocionais e espirituais do homem integral. Depois de acordado, o maçom iluminado opem-se à inteligência cega que se apropriou dos postos de poder nas escolas, para doutrinar e criar submissos a ideologias que escravizam. Na Maçonaria, ao seguir métodos e procedimentos, ritualísticos e filosóficos, intuitivos e naturais, o maçom reaprende a pensar e a compreender a complexidade crescente do meio em que vive. Essa tarefa de salvação da escravidão já é abordada desde a cerimônia de iniciação, inicia em si mesmo pelo autoconhecimento e culmina na autorrealização, desenvolve-se o potencial de servir a sociedade pelo amor.

Para obter os resultados almejados pela Maçonaria, há a necessidade da concorrência de esforço e tempo com debates, aplicados em conjunto nos pequenos grupos das lojas. Cada loja é uma célula independente de criação de pensadores livres. O objetivo é fomentar uma revolução que parte do caos para a ordem. Não se trata de sublevação política contra o Estado, mas da tomada de posição interna e individual diante da complexidade crescente no mundo. Cabe ao maçom aprender a pensar com discernimento e clareza, de forma livre, para implementar ações políticas efetivamente eficientes e realísticas.

O pensador maçônico não é o homem que sabe muito, para tal basta consultar uma enciclopédia. Não é necessário possuir a memória sobrecarregada de lembranças. Ele mesmo é espírito livre que não tem necessidade de catequizar, muito menos, de doutrinar. O pensador forma-se por si mesmo em resultado da convivência em loja. É filho de suas obras! A Maçonaria sabe e evita inculcar dogmas. Na contramão das religiões, não tem a pretensão de estar de posse da Verdade, mas provoca seus adeptos na permanente busca da Verdade. A Maçonaria limita-se em colocar o adepto em guarda contra os erros e desvios que escravizam. Deixa ao cargo de cada um a busca pela Verdade, Justiça e Beleza.

A Maçonaria repudia a fraseologia e fórmulas com as quais os espíritos vulgares se envaidecem, para engalanarem-se de aparências do falso saber. Deseja levar seus adeptos a pensarem livremente e, em consequência, de multiplicar sua instrução e doutrina obtida a partir do constante desvelar de conhecimentos, revelados através de alegorias e símbolos. Convida o indivíduo a refletir e trabalhar no sentido de compreender e descobrir o desconhecido. Trata-se da tarefa prazerosa de evoluir pelo condicionamento racional: é a atração universal simbolizada no amor. Apenas onde existe amor é possível desenvolver o livre pensador. A ele cabe, ousar saber! Enquanto as religiões convencem através do medo, e as ciências se atrelam ao ateísmo, a Maçonaria trabalha para encontrar a Verdade Metafísica que une os homens pelo amor. Ao maçom cabe tornar feliz a humanidade pelo amor.

Nenhum comentário: