sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Armas para a Reconstrução de Templos

Armas para a luta interna.

Charles Evaldo Boller


Em qualquer empreendimento, material ou espiritual, onde o maçom se lança, há necessidade de trabalho constante. Isso é resultado de a boa vontade ser eficiente arma de defesa contra a oposição difamadora dos inimigos. No mínimo exige o aporte de coragem para enfrentar as vicissitudes da vida e efetuar as mudanças necessárias. Agora, importante mesmo é a existência de forte espiritualidade para conciliar conflitos, sejam estes materiais ou espirituais.

É a característica e o desenvolvimento espiritual que dá ao homem a possibilidade de sobrevivência neste sistema competitivo. Característica que só desenvolve plenamente se movida pelo heroísmo de vencer a si mesmo, pelas aspirações e ideias que o diferenciam dos outros animais e de outros iguais. Sua característica guerreira não é acaso, aconteceu em resultado de sucessivas fases de seleção natural, da prevalência do mais apto. É só olhar ao passado, na história da trajetória do homem até o presente e verificar que a jornada foi penosa, inclemente. O primitivo homo sapiens protegia-se em locais lúgubres como florestas e cavernas, ou então, em encostas e escarpas para escapar aos predadores ou da fúria dos fenômenos naturais. A luta foi longa e muitos agonizaram para lançar o homem no atual estágio de desenvolvimento.

A consciência da morte, medo, limitações diversas em sentido físico e psicológico, acrescido da falta de conhecimento levaram a perceber a espiritualidade humana. As religiões foram tentativas de dar sentido à vida humana e, com isso, promover o desenvolvimento. As religiões são caracterizadas por impor ao adepto infinidade de regras, rituais e ritos litúrgicos que pretendem forçar o cidadão a submeter-se a uma casta de membros da sociedade. Essa submissão sempre aconteceu em sentido religioso e político. Às vezes esses poderes possuíam líderes diferentes, em outras concentrava o poder numa única pessoa que, frequentemente, adquiria status de deus ou detentor de poderes divinos.

É notório que, apenas os agrupamentos de homens que detinham as mais desenvolvidas características espirituais progrediram e sobreviveram, os demais sumiram nas brumas do tempo sem deixar vestígio de suas passagens. Só civilizações altamente desenvolvidas em espiritualidade deixaram marcas indeléveis de suas passagens e podem ser vistas ainda hoje. Estas características passaram entre as gerações e, de tão significativas, gravaram-se na estrutura social, passados por herança, representando a diferença entre vida e morte, felicidade e sofrimento. Apenas as sociedades que obtiveram maior sucesso em sustentar características espirituais suplantaram as demais e dominaram por um tempo, normalmente enquanto primavam por altos valores morais e espirituais em suas sociedades.

Só através da evolução espiritual é que foi possível obter recompensas de evolução e supremacia e nunca sem o empunhar da espada para defender-se dos inimigos. Os inimigos visíveis são mortos pela espada nos campos de batalha que se cobrem com sangue e, como consequência das derrotas, os seus castelos, templos e cidades são derrubados e incendiados. Em muitos casos não sobra pedra sobre pedra. Os inimigos invisíveis, aqueles que conspiram para derrubar o templo interno de cada um, são eliminados por uma espada simbólica com capacidades de Lógica, Psicologia e Gnosiologia.


Lógica

A espada de defesa na construção e reconstrução de templos internos serve-se da Lógica.

É ela que percebe quando o inimigo tenta, por insídia ou ignorância, destruir a construção.

Embora a Lógica pareça artificial, ela se impõe por si mesma. É a aplicação da razão ao pensamento enquanto pensado. É ferramenta do pensamento enquanto estiver no campo das ideias. Não atua no Universo físico, apenas no pensamento.

O grande inimigo da construção é construído no pensamento, e é lá que deve aportar a sagacidade da Lógica da espada para matar raciocínios tortos que conduzem ao erro. É importante entender claramente o que o orador verbaliza e absorver corretamente as estruturas das palavras e frases e sua organização interna. Cabe ao maçom saber falar bem e interpretar corretamente o que fala, usando com galhardia a linguagem para expressar seu próprio pensamento e entender o que os outros realmente verbalizam. Não só ouvir, mas dar sentido lógico e aplicabilidade prática ou sensível.

Deve ir além das palavras e descobrir falhas de raciocínio. Identificar aqueles que, pela oratória, apenas aparentam praticar valores morais, mas no fundo visam apenas eficácia e sustento de vaidades.

Andar armado com a espada é necessidade em qualquer ambiente onde se reúnem homens. Todos têm interesses: uns bons, outros não! Que valor tem elogios ditos de forma a apenas fazer coceiras nos ouvidos dos ouvintes?

Valores afloram apenas em decorrência de convívio e impostos por herança cultural que foge da vontade do indivíduo. Valores não são adquiridos no shopping!

Não é ofensa discordar!

Desonesto é elogiar quando existe erro em algum raciocínio.

Desgraçada é a construção cujo alicerce é minado por adulação e falsidade.

É cada um em si quem permite que os outros o atinjam com suas armadilhas, com seus pensamentos errados, e, isto dura até o momento em que se aplica a fria espada da lógica para derrubar pensamentos tortos.

Onde está a lógica na composição da espada?

Ela está no fio. Quanto mais aguçada a Lógica, com mais facilidade ela corta os raciocínios errados e o derruba inimigo da construção. O maçom afia a sua capacidade de pensar para restaurar ou fortalecer valores da moral, algo que se manifesta apenas dentro dele em resultado da convivência com outros maçons. Para isso acontecer ele comparece com assiduidade às sessões de sua loja para polir o fio de sua espada de modo que corte qual navalha os pensamentos que o possam induzir a erro e perda de valores.


Psicologia

A espada que é usada na construção tem mais uma propriedade: a Psicologia.

É a capacidade inata ou aprendida para lidar com outras pessoas e consigo mesmo, levando em conta suas características psicológicas. Convém armar-se da espada que percebe a origem do pensamento expresso e qualificá-lo quanto ao tipo a que pertence. Qual linha ideológica defende.

A Lógica é dependente da Psicologia, daí sua importância.

A Psicologia permite conhecer o processo de pensamento do homem, senão, como saber onde atingir os pontos vitais do inimigo?

Conhecer bem o homem e os pontos fracos e fortes do seu pensamento é importantíssimo na luta para defender o pátio de obras de construção ou reconstrução de templos. É aprender a reconhecer onde se é mais vulnerável, onde as muralhas são mais frágeis e que eventualmente permitirão um ataque surpresa de vícios degradantes e paixões desenfreadas.

A Psicologia é a essência do "conhece-te a ti mesmo", Sócrates.

Sem conhecer a maneira como o homem pensa e sente é apenas luta inglória e o templo pode vir abaixo a qualquer sopro de contrariedades.

Se a Lógica é o fio da espada, a Psicologia é a sua estrutura, o desenho que lhe dá forma.


Pode-se associar Fé à Psicologia.

Seria a ação que endurece o metal de que é feita a espada do maçom.

Fé é a crença no não visto.

Acreditar na existência naquilo que o maçom representa apenas pelo conceito ou pensamento de Grande Arquiteto do Universo é ato de fé. É aceitar, mesmo sem ver, a manifestação da Mente Lógica que cria as leis que dão vida. Este ato de fé é resultado da atuação da Lógica e da Psicologia.

Para a Filosofia são inúteis os debates acalorados da existência de deuses. O libertino, citado por estudiosos maçons e constante em leis maçônicas pétreas, refere-se àquele de pouca capacidade racional de orientar-se pela Lógica de aceitar ou apostar na probabilidade do pensamento da existência de um Princípio Criador.

Fé é algo sobrenatural e afastado da lógica e da razão.

Por ser parte da lei basilar do maçom, a crença num Princípio Criador se estabelece como um dos dogmas da Maçonaria. Por ser instituição filosófica, evita discutir religião, crença ou fé apenas por considerar tal ação a fonte permanente de discussões vazias e desconexas.

O maçom crê num Intelecto Organizador Universal em resultado da avaliação lógica e psicológica da ordem que existe no Universo.

O maçom busca Ordem no Caos! Onde Caos são apenas os fenômenos que ainda não podem ser explicados pela razão. A Ordem do Universo, em permanente mudança ou caos, só é possível em resultado da percepção da ação de um intelecto que age na Natureza para organizá-la.

Por enquanto, aceitar a existência dessa força organizadora é ato de fé para o maçom. Sobrenatural porque isso é objeto da Metafísica, portanto, algo que a lógica humana coloca além da Física.


Esperança

A Esperança dá sentido e razão do por que lutar para defender o templo interno do maçom. Aponta a direção para a espada atingir os pontos vitais do inimigo dos valores internos. É a crença de que o Criador não o colocou nesta bela nave espacial sem um propósito definido.

Vivendo a história, onde a maioria dos esforços da atuação política fracassou, a Esperança está na possibilidade de serem realizadas no futuro e posicionar-se firme no presente para viver bem. É a característica psicológica de superar os fracassos, se para isso possuir estrutura interna.

Alguns estudiosos afirmam que apenas a emoção leva as pessoas à ação ficando a razão apenas como coadjuvante.

Esperança é a emoção que leva à ação sem preocupar-se com a possível decepção. É atitude quase irracional de colocar grande expectativa em empreendimentos com baixa possibilidade de sucesso.

E é essa pequena chance de sucesso a usina de força para superar empreitadas difíceis e modificar a vida para melhor. Princípios e moral não são acatados pela esperança porque esta visa o futuro, mesmo que nada promissor, e firma os pés do homem no presente. Isso porque o futuro só interessa quando alimenta sonhos. Assim, é indiferente viver em virtude da existência do mal, porque maldade é criação do livre-arbítrio da criatura e não do Criador. A intenção do Grande Arquiteto do Universo é simples: Felicidade.


Gnosiologia

Uma espada bem afiada, dura, bem desenhada, manejada com habilidade carece de mais uma característica: a Gnosiologia. Trata-se da Teoria Geral do Conhecimento Humano. Voltada para a reflexão em torno da origem, natureza e limites do ato de pensar. Defende o pensamento quanto ao seu valor. Estuda as relações entre as diversas verdades do pensamento, entre o conhecimento e o objeto conhecido.

Em grosso modo é Psicologia e Lógica atuando juntas para construir pensamentos corretos, sem falha, onde a Gnosiologia apenas os organiza e classifica.

É o Conhecimento resultante da interpretação correta do pensamento enquanto estiver na cabeça. É a organização de conhecimentos visíveis como visão, gosto, tato, e invisíveis, como fantasia, metafísica e outras.

Gnosiologia é necessária ao maçom para que esteja estruturado com uma espada eficiente, treinada e organizada para defender a construção de seu templo interior. É a espada do conhecimento que espanta todo e qualquer inimigo que tenta destruir a bela construção moral que cada maçom deve ser na construção da sociedade humana. É o motivo de o maçom estudar em sua loja os mais diversos assuntos do pensamento, guardando-os para aplicação em sua vida.

O resultado de todo conhecimento é ordenado e organizado pela Gnosiologia.

Ela é a espada toda.

Está em todos os detalhes, de como este são belos, ordenados e prontos para o uso.

A posse de uma arma desprovida de treinamento, organização e método é como possuir um revólver sem saber usá-lo! Vem o meliante e leva tudo! Inclusive a arma!

O maçom que prima pela reconstrução constante de seu interior, de seu templo vivo empunha esta espada. Em virtude desta condição de permanente alerta é bem-sucedido na vida, progride material e emocionalmente. Apesar das dificuldades é feliz! Aprende a suportar a visão do ser e do que há de mais luminoso do ser. Visão equilibrada que passa a interpretar como o bem. Só usa da espada para matar os inimigos que tentam bloquear o caminho para a luz, para intimidar e afastar os que tentam interferir na sua permanente reconstrução, razão da sabedoria, manifestação da felicidade.

O suprassumo do bem é encontrar a felicidade!

O adepto estudioso está consciente que é pelo valor, perseverança e firmeza com que trata seus assuntos internos que dependem seu sucesso na sociedade e constantes momentos de felicidade.

Com o repetido trabalho de reconstrução do templo interno obtém a vitória da liberdade como consequência da Coragem e da Perseverança. Está consciente que o caminho da Luz é resultado da repetição que conduz ao hábito, pois quem tem por hábito repetir práticas virtuosas certamente encontra a felicidade. Trabalha para construir um ambiente de paz e harmonia onde possa crescer junto com seus irmãos e cidadãos do mundo. Sempre alerta contra os ataques, os quais são repelidos com coragem e firmeza.

O ambiente que ele constrói internamente reflete-se ao seu redor, contamina aos que lhe são próximos. Surge o ambiente fraterno onde as pessoas tratam-se como irmãos, onde se reúnem diversos templos vivos semelhantes que têm profundo amor entre si. Como consequência, lá naquele local sagrado se manifesta aquilo que o maçom define pelo conceito de Grande Arquiteto do Universo.


Bibliografia

1. AUGUSTO, Octávio, A Conquista dos Bens Espirituais, Divina Missão, ISBN 85-98163-03-1, primeira edição, Zenex Publishing, 200 páginas, São Paulo, 2004;

2. NALLY, Luis Javier Miranda MC, A Ética no Caos ou Aprendendo com o Caos, ISBN 978-85-7252-271-7, primeira edição, Editora Maçônica a Trolha Limitada, 176 páginas, Londrina, 2009;

3. PARANÁ, Grande Loja do, Ritual do Grau 01, Aprendiz Maçom, Rito Escocês Antigo e Aceito, primeira edição, Grande Loja do Paraná, 126 páginas, Curitiba, 2013;

4. SCHWARTZ, David J., A Mágica de Pensar Grande, A Força Mágica do Pensamento Construtivo, título original: The Magic of Thinking Big, tradução: Miécio Araújo Jorge Honkis, ISBN 85-01-00199-6, 12ª edição, Editora Record, 284 páginas, Rio de Janeiro, 1994;

Nenhum comentário: