quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Altar Maçônico

Porque existe um altar no templo da loja?

Charles Evaldo Boller


Nas diversas religiões, altares é lugar de sacrifício, expiação e comunhão com a divindade. Altares são normalmente encontrados em lugares sagrados, como santuários, templos e igrejas. Todas as grandes religiões como cristianismo, judaísmo, Budismo, hinduísmo, Xintoísmo, Taoísmo etc. Têm altares. Historicamente, um altar é um lugar elevado, pedestal ou estrutura ante aos quais são realizadas cerimônias religiosas ou sacrifícios são oferecidos a deuses. Tanto o altar como seus utensílios são considerados sagrados, e os sacerdotes usam coletes e lavam as mãos antes de tocá-los. Mesmo ao remover cinzas dele. As escrituras hebraicas e cristãs registram que os homens erigiram altares ao deus Jeová. O próprio Deus Jeová ordenara a construção de altares em diversas passagens das escrituras hebraicas e gregas. Naquelas ocasiões Jeová especificou o material, o tamanho e as ferramentas que poderiam ser utilizadas em sua construção.

O altar maçônico dentro de uma loja maçônica, sobre o qual repousa o livro da lei, é símbolo de lugar sagrado. Não tem a conotação das religiões: serve apenas como referência moral aceita por todos os irmãos que participam da sessão. Maçons cristãos usam a Bíblia Judaico-cristã, maçons judeus usam a Torá; pode ser qualquer livro símbolo que represente os valores morais respeitados pelos presentes. O lugar sagrado onde está o altar em loja maçônica não é local onde se faz presente o deus de cada um, apenas refere-se aos princípios morais exarados daquele código que repousa no altar. Se deus estivesse presente admitir-se-ia que a Maçonaria é religião; e isto ela não é! Maçonaria NÃO é religião.


Porque o local é sagrado?

Porque representa o interior do homem; tudo representa o homem dentro de um templo maçônico. O templo é o próprio homem que se oferece ao Grande Arquiteto do Universo; à grande obra de construção. O conteúdo do altar representa aquilo que cada presente aceita como o mais sagrado de si próprio; seu espírito ou sopro de vida; que alguns denominam alma.


Adora-se o homem dentro de um templo maçônico?

De forma alguma! O templo maçônico não é local de adoração, à semelhança de uma igreja. É o local sagrado onde o homem se lapida qual pedra. Simbolicamente ele é uma pedra. O objetivo do maçom é polir a pedra até que venha a refletir a luz que vem do Grande Arquiteto do Universo. A Iluminação chega a um ponto em que a pedra, que é o maçom, passa a emitir luz. Polidez significa erudição, conhecimento, comportamento adequado. O maçom é um homem que se poliu dentro do templo; adquiriu conhecimento que o arma de recursos para combater o obscurantismo e a escravidão na sociedade onde está imerso.

O altar maçônico dentro da loja maçônica representa simbolicamente a santidade do altar de incensos dentro do Santo dos Santos ou Sanctum Sanctorum, no templo do rei Salomão.

Na busca para comunicar-se com o Criador, mesmo sem possuir altar maçônico, o maçom busca ser agradável aos olhos do Grande Arquiteto do Universo e, portanto, digno como homem para receber suas bênçãos. Neste aspecto o maçom efetua religação com a divindade sem efetuar nenhum cerimonial de adoração no local. O ritual maçônico é diferente dos dogmas das igrejas, assim como os dogmas tratados nos templos religiosos são diferentes uns dos outros. O desejo de colher a abundância das bênçãos de deuses é universal. O maçom não é exceção. Como cada um dos antepassados, o altar maçônico é simbólico da busca para comungar com o Criador. Não é local de oferta, muito menos de sacrifícios.


Altar Maçônico

Todos os altares, incluindo o altar maçônico são mesas do Senhor.

Altares das religiões são lugares sobre os quais são oferecidos sacrifício, expiação e comunhão reverente para a divindade. O altar maçônico é apenas símbolo da comunhão reverente ante o Grande Arquiteto do Universo, o Olho que Tudo Vê.

Anexo a ele, o incenso é símbolo das orações de comunhão levantados ao Grande Arquiteto do Universo, sem Lhe prestar culto ou ato de adoração.

Nenhum comentário: