domingo, 8 de outubro de 2023

A Filosofia, para Poucos?

Filosofar, a função mais nobre do maçom.

Ivair Ximenes Lopes e Charles Evaldo Boller


A filosofia da Maçonaria é o menos compreendido dos assuntos relativos ao ofício. É relativamente fácil para o maçom obter conhecimento razoável do simbolismo. No entanto, alguns irmãos, mais cedo ou mais tarde, encontrarão a filosofia em sua busca do conhecimento no âmbito da Maçonaria, e, ao fazê-lo, sentirão que, enquanto alguns de seus pares a entende, para eles ela é incompreensível.

Há duas razões para isso:

  • A visão quase universal de que os grandes filósofos do passado eram gigantes intelectuais, cujo pensamento está acima da compreensão do homem médio;
  • A maioria, em dado momento, para sua edificação teve breve encontro com as obras de Platão, Sócrates ou as de outros filósofos, e, sem ninguém para guiá-lo, desistiu da leitura após alguns capítulos.

Como resultado, ele chega a pensar a filosofia como algo apenas para uns poucos sortudos que podem compreendê-la.

Não há mistério na filosofia, ao contrário, é regra e guia para o desenvolvimento de atitudes em relação a vida, atitudes boas ou não, dependendo do indivíduo. Pode-se facilmente remover a sensação de que a filosofia maçônica é incompreensível ao defini-la. O dicionário indica que a filosofia é "a amizade, o amor ou a busca da sabedoria" dividida em três ramos: natural, moral e metafísica.

Sabedoria é o uso inteligente do conhecimento ou do julgamento. A inteligência determina ou limita a extensão do processo do pensamento e governa a capacidade de retê-la. O conhecimento é fácil de alcançar e é o mais barato a adquirir dentro das limitações da inteligência. Já a sabedoria é desenvolvida ao longo da existência em resultado de trabalho com disciplina, apoiado na inteligência que sabe usar o conhecimento.

Para entender a área onde dirigir esforços na busca da sabedoria, examine-se a estória do Jardim do Éden. Perceba-se que essa alegoria é utilizada há milhares de anos e ainda serve para diferenciar sabedoria de estultícia. Em Gênesis 4, a serpente levou o fruto proibido da árvore da sabedoria e o deu a Eva, que, por sua vez, o deu a Adão e ambos comeram do mesmo. Quando Deus soube disso, Ele os expulsou do jardim, porque, depois de terem comido do fruto proibido, eles haviam se tornado como Deus. Isso ilustra que ao homem foi dado o poder de escolha, o livre-arbítrio. É neste campo de escolha que se trabalha para atingir a sabedoria.

Considere-se alguns escritores de renome na filosofia maçônica:

  • William Preston, nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 7 de agosto de 1742. Estava relacionado com a indústria de impressão, tornou-se maçom e foi mestre de sua loja aos 25 anos. A ele é creditada a construção das palestras de grau na forma que temos hoje, principalmente a palestra de companheiro. Vivendo em período de intelectualidade, era natural para ele pensar que o conhecimento com inteligência era a chave para a filosofia da Maçonaria.
  • Karl Krause, nasceu perto de Leipzig, Alemanha, em 1781. Foi fundador de uma escola de direito e professor de Direito por anos. Escreveu extensivamente sobre Filosofia do Direito. Krause abordou a filosofia maçônica e argumentou que a manutenção da ordem social significa responsabilidade para o homem.
  • George Oliver, nasceu na Inglaterra, em 5 de novembro de 1782. Mestre em Gramática na King Edward's School. Baseou sua filosofia maçônica na tradição, alegando que a Maçonaria pura foi ensinada por Seth aos seus descendentes antes da grande enchente, e que a Maçonaria é uma ciência filosófica tradicional.
  • Albert Pike, nasceu em Boston, em 29 de dezembro de 1809. Para a filosofia maçônica abordou o assunto para além do real ou material: na Metafísica.

Tem havido outros maçons que têm escrito sobre a filosofia maçônica. Cada um com seu próprio ponto de vista a respeito do assunto. Na revisão do que eles escreveram é necessário ter em mente o tempo e as circunstâncias em que viviam e quais foram ou são as influências sobre seu raciocínio.

Sabedoria é o objetivo da busca do maçom. Em que área buscar, uma vez que a Maçonaria é ciência do rico simbolismo auxiliado por alegorias em que o conhecimento é velado nos rituais.

Símbolos são objetos materiais usados para expressar pensamentos, ideias ou preceitos. Ao longo do tempo mantem-se fixo o símbolo, mas muda a sua interpretação filosófica.

Alegorias são usadas da mesma maneira que os símbolos. Elas são símbolos de imagem ou figuras de linguagem. Alegorias podem envolver pessoa, coisa ou acontecimento ou a combinação das três. A partir dessas figuras de linguagem derivam as especulações filosóficas. E como acontece com os símbolos, mantem-se inalterada a alegoria, mas a interpretação filosófica muda na linha do tempo. Utilizando-se de rica coleção destes elementos simbólicos, cada maçom desenvolve, dentro de si, lições compatíveis com os modos de comportamento condizente a um homem bom e verdadeiro.

Desta forma, utilizando-se dos símbolos e alegorias imutáveis na linha do tempo, mas adaptando a sua interpretação filosófica mediante meditação e convivência com outros irmãos, o obreiro atinge a sabedoria.

Filosofar é tornar-se amigo da sabedoria, tanto no presente como no futuro. Ao especulador, que coloca dúvida naquilo que seus sensores oferecem e submetido aos mais variados padrões morais de seu tempo, que o controlam e guiam, acorrem intuições que desenvolvem a sabedoria. E isso se aplica a qualquer filosofia que desenvolva dentro de si mesmo, desde que o exercício mental modifique sua conduta influenciada pelos conviventes, costumes e padrões de sua época.

Como se aplica a filosofia maçônica?

O alicerce é a certeza da existência de um Princípio Criador que criou todas as criaturas com livre-arbítrio. Apoiado nisso, cabe ao homem fazer o bem para si e ao próximo. É claro que as escolhas nem sempre contemplam aquilo que é certo, pelo fato de a vida, em presença da competição por recursos, desenvolver-se em ambiente hostil para a vida. Num recinto assim, ter acesso à livre escolha não é garantia de perfeição, o que só acontece com o desenvolvimento da sabedoria. E isso só é possível quando se aplica parcela de tempo ao filosofar, algo que acontece dentro dos templos maçônicos. É por isso que o alvo principal do maçom é a sabedoria, ser amigo dela.

O ponto dentro do círculo ajuda a filosofar, ou especular no desenvolvimento da sabedoria. A ilustração lança a percepção de que o homem precisa de latitude em pensamento, palavra e ação. É a busca do ponto de equilíbrio em presença das emoções que, no homem, se estendem da profundidade até o topo. Em algum lugar entre os extremos é o ponto de equilíbrio perfeito, onde se encontra a felicidade e a realização completa.

Entretanto, há situações em que as circunstâncias exigem que o ponto de ação seja deslocado para cima ou para baixo. Este movimento é governado pelo pensamento e influenciado por conjunto de circunstâncias. Se o pensamento é controlado, assim também são as emoções. Criar o local de repouso ou ponto de equilíbrio é a sabedoria em ação: trata-se de estabelecer controle a partir do ponto dentro do círculo.

O círculo estabelece o limite além do qual não se deve ir para não se aventurar em áreas onde se ignoram as consequências: seria falta de sabedoria. Ao filosofar, o maçom estabelece as dimensões do círculo pelo efeito limitante dos seus valores, princípios e experiência de vida, a partir disso, a sabedoria o leva a encontrar a felicidade. Embora o indivíduo seja rude e grosseiro ou cortês e polido, pelo simbolismo maçônico ele pode definir o limite que determina o que é justo e reto.

A ilustração do círculo e o ponto ressalta a responsabilidade individual para consigo e semelhantes. A necessidade de controle dos pensamentos em exercícios contínuos pelo filosofar maçônico educa desejos e paixões, mantem a fraternidade para o convívio social em paz. Pelo exercício frequente, cada maçom analisa a si mesmo. Usa cada símbolo, alegoria ou ilustração para aumentar a sua sabedoria, algo dirigido pela inteligente aplicação do conhecimento da filosofia maçônica. Com esta formará sua filosofia pessoal e, com isso, encontrará a sabedoria. Assim, terá vida mais rica e plena para honra e à glória do Grande Arquiteto do Universo.


Bibliografia

BENOÎT, Pierre; VAUX, Roland de, A Bíblia de Jerusalém, título original: La Sainte Bible, tradução: Samuel Martins Barbosa, primeira edição, Edições Paulinas, 1663 páginas, São Paulo, 1973;

FONSECA, Geraldo Ribeiro da, A Egolatria e o Escopo Ético da Maçonaria, Cadernos de Pesquisas, 27, ISBN 978-85-7252-344-8, primeira edição, Editora Maçônica a Trolha Limitada, 224 páginas, Londrina, 2015;

LOPES, Ivair Ximenes, adaptada, modificada e sintetizada de uma peça de arquitetura de autor desconhecido;

PARANÁ, Grande Loja do, Ritual do Grau 01, Aprendiz Maçom, Rito Escocês Antigo e Aceito, primeira edição, Grande Loja do Paraná, 126 páginas, Curitiba, 2013;

RODRIGUES, Raimundo, A Filosofia da Maçonaria Simbólica, 4, Coleção Biblioteca do Maçom, ISBN 978-85-7252-233-5, primeira edição, Editora Maçônica a Trolha Limitada, 172 páginas, Londrina, 2007;

Nenhum comentário: