domingo, 7 de janeiro de 2024

Como Será a Maçonaria em 2050?

Pergunta feita ao ChatGPT1, em 29/12/2023: Como Será a Maçonaria em 2050?

Charles Evaldo Boller


Diálogo

ChatGPT: É difícil prever com precisão como a Maçonaria será em 2050, pois isso dependerá de uma série de fatores, incluindo mudanças sociais, políticas e culturais. Além disso, a Maçonaria é uma organização que valoriza a tradição e a continuidade, então é possível que muitos dos princípios fundamentais permaneçam os mesmos.

Charles Evaldo Boller: Os princípios fundamentais permanecerão o mais fieis possíveis à tradição porque, se modificarem método, doutrina ou liturgia dos ritos, a ideia central da Maçonaria desmorona; a ordem desaparece para dar lugar a uma sociedade comum, sem personificação.

Na linha do tempo a ordem maçônica adapta-se à evolução tecnológica e social, mas não modifica sua essência iniciática e filosófica, porque devido à riqueza de suas ramificações, uma obediência fiscaliza a outra. Ao menor deslize de uma delas, acordos de reconhecimento são desfeitos e repúdio público pelas demais obediências regulares do mundo todo é manifestado.


ChatGPT: No entanto, algumas especulações sobre possíveis tendências podem ser feitas:


Inclusão e Diversidade

ChatGPT: Há uma crescente ênfase na inclusão e diversidade em muitas partes do mundo. A Maçonaria pode evoluir para ser mais inclusiva em termos de gênero, raça e origem étnica.

Charles Evaldo Boller: Não existem restrições quanto a raça ou origem étnica, mas quanto ao gênero, sim.

Maçonaria é o típico clube masculino. Para que haja reconhecimento pela Grande Loja Unida da Inglaterra, considerada a loja mãe na Terra, exige-se submissão aos Landmarks de Mackey, vetustas leis aplicadas às guildas de maçons operativos. Atuais ou caducas, certas ou erradas, justas ou injustas, são as leis. Leis nem sempre são justas, certas ou atuais, portanto, enquanto vigorarem os imutáveis landmarks a Maçonaria continuará um clube do Bolinha. Organizações maçônicas que resolverem sair desse contexto legal simplesmente serão declaradas irregulares e ignoradas.


Uso da Tecnologia

ChatGPT: Assim como muitas organizações, a Maçonaria poderá incorporar mais tecnologia em suas práticas e comunicações. Isso pode incluir reuniões online, comunicação eletrônica e até mesmo o uso de plataformas digitais para compartilhar informações.

Charles Evaldo Boller: Isso já é realidade.


Envolvimento Social e Filantrópico

ChatGPT: Pode haver um aumento no envolvimento da Maçonaria em causas sociais e filantrópicas. Muitas organizações estão cada vez mais focadas em fazer um impacto positivo na sociedade, e a Maçonaria não seria exceção.

Charles Evaldo Boller: Isso é realidade há longo tempo.


Adaptação às Mudanças Sociais

ChatGPT: A Maçonaria historicamente se adaptou às mudanças sociais ao longo dos séculos. Em 2050, ela pode continuar a se adaptar às mudanças culturais e sociais, mantendo seus princípios fundamentais.

Charles Evaldo Boller: Isso é realidade.


Abertura e Transparência

ChatGPT: Pode haver uma tendência crescente em direção à transparência e abertura na Maçonaria. Isso poderia envolver uma comunicação mais aberta sobre suas atividades e propósitos.

Charles Evaldo Boller: Num maior ou menor grau isso vem se implantando gradualmente, imperceptivelmente, menos no que diz respeito aos seus arcanos. Sem o "segredo" a Maçonaria perde finalidade, força e eficácia. Em verdade não existe "segredo" algum! Salvo pequenos detalhes de identificação. No mais, toda a filosofia maçônica nunca foi oculta para a sociedade.

Desde o berço da Maçonaria Especulativa sempre existiram homens sem ética e perjuros que passaram por uma cerimônia de iniciação maçônica, mas nunca se iniciaram internamente que, visando ganho, estrelismo ou vingança, expuseram aos sete ventos os "segredos" da Ordem Maçônica.

Existem maçons que escrevem livros e vendem os direitos autorais para editoras mundanas que as divulgam amplamente e daí podem ser encontrados por qualquer interessado em qualquer livraria.

Peças de arquitetura, das mais variadas lojas ao redor do mundo estão publicados aos milhares em blogs e sites da Internet.

Entretanto, de nada adiantam informações teóricas ao indivíduo que não passou pela cerimônia de iniciação e pela experiência da convivência maçônica. O maçom se constrói na iniciação interna. É um processo de autoconstrução. Maçonaria é apreendida na convivência, tem mais a ver com percepção e sensibilidade do que com conhecimentos teóricos escritos.

Maçom que convive frequentemente com outros irmãos em sua loja, apreende, assimila valores e procedimentos que mudam a sua vida para melhor e isso não consta em nenhum ritual ou livro! Cada membro da Maçonaria se inicia de forma pessoal e particular. Mesmo em presença dos rituais dos mais diversos ritos existentes, não existe padrão que possa ser divulgado e ensinado, a exemplo dos programas escolares mundanos.

Na Maçonaria não existe a figura do professor, treinador, influenciador. Todos são multiplicadores da ideia de tornar feliz a humanidade pelo amor. Todos Ensinam e aprendem uns com os outros, em grupo, num ambiente disciplinado e sacralizado, especialmente criado para a finalidade do filosofar.

O que ocorre no indivíduo é uma mudança de consciência absorvida do grupo, por isso o templo, onde se abre liturgicamente uma sessão maçônica, é protegido por dois guardas armados de espada, um interno e outro do lado de fora do templo. O que se trata dentro do templo é segredo que todo maçom guarda.

Segredos existem sim! Efêmeros! Dizem respeito apenas aos que estão presentes a uma sessão maçônica liturgicamente aberta e debaixo da orientação do Grande Arquiteto do Universo. Ademais, é certo que os assuntos de uma sessão maçônica não são do interesse a nenhum profano. São de cunho pessoal e privado. Tem sentido sagrado apenas para os presentes. É devido a isso que os maçons se isolam do mundo para se concentrarem e tratar de assuntos que dizem respeito apenas para eles mesmos, àquele específico grupo reunido e a ninguém mais. Não é diferente de qualquer reunião que ocorre a portas fechadas em qualquer empresa ou sociedade. E sobre isso a Maçonaria nunca abrirá exceção para divulgação, salvo se for desejo dos irmãos presentes e votado por maioria.


Conclusão

ChatGPT: É importante notar que estas são especulações e que a natureza da Maçonaria é tal que suas mudanças são muitas vezes graduais e respeitosas com suas tradições. Além disso, as diferentes jurisdições maçônicas ao redor do mundo podem evoluir de maneiras distintas.

Charles Evaldo Boller: Concordo plenamente com a inteligência artificial do ChatGPT nessa conclusão genérica! Quanto ao futuro cabe-nos especular, e apenas isso: conjecturar!

Temos fatos e dados da característica da atual geração que está se filiando à Maçonaria. Cabe continuar a transmitir a estes maçons a liberdade para obter o discernimento mínimo e a liderança necessária para assumirem o timão do navio a singrar as revoltas águas da dinâmica social.

As grandes águas estão cada vez mais agitadas para manterem a sanidade mental em direção a um futuro cada vez mais perturbado e incerto, repleto de fanatismo e ignorância.

Cabe ao maçom nunca negligenciar a solidariedade e a fraternidade necessárias para tornar feliz a humanidade pelo amor, conforme se deduz da ação do Grande Arquiteto do Universo.

Nenhum comentário: