Características do maçom que encontra a luz que foi buscar
na Maçonaria.
Charles Evaldo Boller
O cidadão que é iniciado na Maçonaria tem à sua disposição a
possibilidade de buscar o esclarecimento de uma série de conhecimentos que
definem uma relação entre liberdade e saber.
Partindo do princípio de que o homem é um ser maleável,
desde que o queira é possível mudá-lo com o objetivo de fazê-lo progredir e
esclarecer. Este esclarecimento foi tratado nas universidades da Alemanha por
um reduzido número de filósofos e intelectuais. Mesmo que utópico aqueles
defensores do uso da luz da razão para melhorar a condição do homem, introduziu
na ordem maçônica a base da educação para adultos que tem por objetivo fazer a
humanidade progredir. O sistema é pautado no desenvolvimento da inteligência,
do gosto pela teoria, motivar a pessoa a procurar o saber, de teorizar e pesquisar
tudo pelo simples prazer da busca do saber pelo simples saber; é a busca da
verdade. Este grupo ficou conhecido como iluministas; daí, receber a luz na
iniciação da Maçonaria ser um dos primeiros aportes desta filosofia.
Pretende a Maçonaria, por influência do Iluminismo, levar de
maneira formal o método de conhecimento para dentro de vida moral pautada pelo
viver e pensar de forma clara, de modo a afastar da mente a tendência para a
superstição. É seu objetivo eliminar a ignorância, a pior causa de tensões
sociais.
Esta filosofia é inútil para o adulto que não deseja
estudar, que não faz uso da palavra, não fala, tem dificuldade ou incapacidade
de falar, presa de mudez característica da infância, do latim
"infans". Isto porque a uma criança que fala praticamente ninguém
ouve seriamente. Só é levado a sério aquele que segue a razão e usa regras
gramaticais, estilo, lógica e razão.
A Maçonaria pretende tirar o homem adulto de sua infância,
de sua escuridão, e projetá-lo dentro da maioridade, definindo para isto uma
série de degraus a serem vencidos; meta bem-sucedida para aquele que assim o
deseja.
Seu ponto inicial é a introdução da ciência da conduta, a
ética. Simplificando, é a inclinação para o bem, onde a conduta do homem tem
por objetivo maior a felicidade dele mesmo em resultado da prospecção natural
da racionalidade de que é capaz. Normalmente é uma característica que
diferencia o não iniciado e lhe propicia oportunidade de ser maçom; uma pessoa
boa e de bons costumes que pode ser melhorada.
Numa outra instância busca desenvolver a moral, o caráter, a
qualidade da pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são
irrepreensíveis. Degrau de difícil escalada, tendo em vista a sociedade
permissiva e perversa que a todos circunda. É condição de iniciação que o
profano possua bom caráter antes de ser iniciado, apontando para a
possibilidade de ser ainda mais polido. Polidez no sentido de virtude,
conhecimento, mesmo que insignificante, sem esta todas as outras virtudes não
se estabelecem.
Chama cada um à responsabilidade; à capacidade de prever os
efeitos do próprio comportamento e corrigi-lo. Na ideia devida a Platão -
"cada qual é a causa de sua própria escolha, ela não pode ser imputada à
divindade" - se desperta a consciência de que cada um é responsável por
sua própria carga, não existe a possibilidade de terceirizar nada do que é
colocado às costas.
Devido a uma disciplina rígida o maçom é induzido à prática
do respeito às leis e regulamentos. O maçom em hipótese alguma sonega imposto,
deixa de pagar seus emolumentos ou falta com a responsabilidade. Nesta busca e
rigor da disciplina não falta às sessões, salvo em situações muito especiais;
sabe que não comparecer por motivo fútil é sinal que sua menoridade ainda o
domina; que a Maçonaria ainda não penetrou nele; que Maçonaria se faz pela
convivência; impossível e retirar de livros.
O respeito pelo direito dos demais cidadãos é a mola
propulsora. Em todos os tempos, desde sua criação, a instituição maçônica
influiu no pensamento do maçom para lutar contra o absolutismo e despotismo. É
onde a ordem maçônica mais se destaca. Profanos também o fazem; aonde o maçom é
diferente? No modo de agir e pensar.
É induzido ao desejo de superação, de ser ou tornar-se
sempre melhor, mais eficiente ou superior em talento, criatividade, capacidade
de impressionar, em relação aos outros ou a si mesmo; e isto mantendo a postura
de busca da igualdade, destituído de vaidade. Vive numa pequena sociedade
igualitária em sua relação dentro da loja, onde não existe distinção de ricos e
pobres, fracos e poderosos. Isto falta ao não iniciado! Existem diferenças nos
aspectos de cargos e com vistas a rígida disciplina, mas que não colocam nenhum
maçom numa posição superior, inclusive, quanto mais o maçom sobe em desempenhos
de responsabilidade mais ele é levado a portar-se com humildade e espírito de
servidor da confraria.
Em sua disciplina é sempre cobrado pela pontualidade em
todos os aspectos; desde o início pontual de seus trabalhos até no cumprimento
de prazos na entrega de tarefas que ficam sob sua responsabilidade.
Induz-se o amor ao trabalho, à atividade em busca da
satisfação das necessidades humanas. Procura-se apagar aquela imagem antiga
induzida pela bíblia judaico-cristã de que trabalho é maldição. Mostra-se que pelo
trabalho com sabedoria e força, além de sobrevivência, pode-se desfrutar de
estética e beleza. Também se realça a importância ao ócio criativo, perceptível
em suas ágapes festivas.
O maçom é homem ao qual é dada a oportunidade de aprender
constantemente, de pensar por si próprio e de dividir este comportamento e
conhecimento com seus irmãos. São princípios simples que têm por objetivo
beneficiar cada um, aos irmãos e toda a sociedade humana. É sua meta
desenvolver uma sociedade rica em recursos materiais, emocionais e espirituais.
O homem só é completo quando desenvolve espiritualidade
forte, daí a figura do conceito de Grande Arquiteto do Universo na vida do
homem racional e emocionalmente equilibrado. O método é balanceado, apoiado num
tripé: emoção, razão e espiritualidade.
E principalmente, o conhecimento que cada um trás em si é
necessário dividir com todos; não se negligencia a sublime instituição com
desperdício de tempo, com o brilho do material, discussão vazia e inoportuna,
distinção, honraria e retórica bombástica, isto o remete ao nível do esquadro.
O alvo é compasso e esquadro juntos em total equilíbrio com o que está
representado em seu centro.
O conceito "Aufklärung", de Kant,
"esclarecimento" em português, é a capacidade de andar sozinho, com
as próprias pernas, sem a necessidade de quem o conduza, assim como é
demonstrado na cerimônia de iniciação do grau de aprendiz maçom. Se não
entendida a mensagem da iniciação, mesmo iniciado, o maçom nunca encontrará o
esclarecimento e tecnicamente permanece profano. É a busca da luz, porque tanto
em alemão como em português, o verbete significa iluminação. É a saída da
situação de "infans", é a maioridade. Significa a saída do homem de
sua menoridade, da qual o culpado é ele próprio. A menoridade - "infans"
- é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro
indivíduo. O homem é culpado dessa menoridade se sua causa não estiver na
ausência de entendimento, mas na ausência de decisão e coragem de servir-se de
si mesmo sem a direção de outrem.
O que estou fazendo por mim?
O que estou fazendo pela família?
O que estou fazendo pela sociedade?
O que estou fazendo pela Maçonaria?
O que a Maçonaria anda fazendo em mim?
Mire na cabeça.
Acerte com pensamentos.
Com eles faça degraus, e juntos,
Conquistaremos o Universo!
Fomente a educação!
Estude para ensinar!
Ande com as próprias pernas!
Divida o conhecimento!
Se és maçom,
E teus irmãos assim te reconhecem,
Esta é tua responsabilidade!
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